Microempreendedores formalizaram mais de 2,7 milhões de empresas em três anos



No Brasil, até fevereiro de 2013, foram formalizados 2.747.426 microempreendedores individuais (MEIs), aproximando-se de 30% do total das pessoas que trabalham por conta própria no País. Os Números constam no Boletim Radar nº 25, lançado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) nesta terça-feira (7).

A publicação destaca que o MEI é a política pública mais atuante para o setor de micro e pequenas empresas, pois permitiu que empreendedores informais tivessem acesso a benefícios do mundo formal, como o registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) e aposentadoria, e eliminou uma série de entraves burocráticos, como a necessidade de contratar profissional contábil.

O estudo também traçou o perfil dos Microempreendedores que pertencem ao cadastro do Programa Bolsa Família (MEIs-PBF). Eles estão concentrados, via de regra, onde está a maior parte dos beneficiários do Programa. Cerca de 41% desse público encontra-se na região Nordeste; 32%, no Sudeste; 10%, no Norte; 10%, no Sul; e 8% no Centro-Oeste.

No Brasil, os beneficiários do Bolsa Família representam 7% do total de microempreendedores individuais. Nos estados do Norte e Nordeste, a porcentagem é maior: em Roraima e Alagoas, por exemplo, 16% dos Microempreendedores Individuais recebem Bolsa Família. No Maranhão, o percentual é de 15%, enquanto na Paraíba, Ceará, Piauí e Pernambuco é de 14%.

Principais atividades