Brasil já tem 6,5 milhões de microempreendedores formalizados



Número de microempreendedores também aumentou, passando de um milhão em 2011 para 2,2 milhões este ano

 

O sistema simplificado de tributação, o Supersimples, completou cinco anos com 6,5 milhões de adesões de micro e pequenas empresas e de microempreendedores individuais. As micro e pequenas empresas que aderiram ao sistema já são responsáveis por um em cada quatro empregos com carteira assinada no País. 

Segundo afirmou a presidenta Dilma Rousseff, no programa Café com a Presidenta desta segunda-feira (30), “isso é importante porque essas empresas são grandes geradoras de oportunidades de trabalho, renda e riqueza em todo Brasil”. O número de microempreendedores também aumentou, passando de um milhão em 2011 para 2,2 milhões este ano.

O Supersimples permite acesso a um regime tributário diferenciado, simplificado e com impostos reduzidos ao diminuir a burocracia, reduzir os custos e facilitar a formalização dos empreendedores.

 

Adesão

Profissionais como costureiras, vendedores ambulantes, cabeleireiros e mecânicos, entre outros, podem se cadastrar no sistema através do Portal do Empreendedor. Após o cadastro, o trabalhador deverá emitir o carnê para pagar a contribuição de 5% do salário ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), mais R$ 1 de imposto se trabalhar com comércio ou indústria, ou R$ 5 se for prestador de serviços.

Assim, terá direito a emissão de nota fiscal e acesso ao crédito mais barato, além de licença maternidade, aposentadoria por idade e auxílio doença, caso pague essa contribuição todos os meses.

 

Benefícios

O microempreendedor pode registrar até um empregado, com baixo custo, para sua empresa; solicitar licença ou alvará das prefeituras sem o pagamento de qualquer taxa; e ser orientado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), de graça, em cursos e planejamentos de negócios; dentre outros benefícios.

 

 

Leia mais:

Empreendedor Individual cadastra 2,1 milhões

Novas atividades são incorporadas à lista de categorias do empreendedor individual

Brasil já conta com mais de 2,5 milhões de empreendedores individuais

 

Fonte:
Agência Brasil
Blog do Planalto
Portal do Empreendedor

 



30/07/2012 13:01


Artigos Relacionados


Brasil atinge marca de 3,3 milhões empreendedores individuais formalizados

Microempreendedores formalizaram mais de 2,7 milhões de empresas em três anos

Brasil atinge mais de 3,1 mi de empreendedores individuais formalizados

Brasil começa a aproveitar trabalhadores de setores menos formalizados, diz Mantega

SP é o estado que possui mais trabalhadores formalizados

Acordos firmados em comissões poderão ser formalizados em termos de ajuste