Minas e Energia autoriza exportação de energia para o Uruguai



O Ministério de Minas e Energia (MME) publicou no Diário Oficial da União desta quinta-feira (13) autorização para que a empresa Tradener Ltda exporte, durante 2011, até 72 MW de potência e respectiva energia elétrica associada para o Uruguai, por meio da Estação Conversora de Frequência de Rivera.

As operações estão de acordo com as diretrizes do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) e as modalidades e condições estabelecidas em memorando de entendimentos entre o Ministério de Minas e Energia do Brasil e o Ministério de Indústria, Energia e Mineração da República Oriental do Uruguai.

As transações de compra de energia elétrica destinada à exportação, em caráter excepcional, temporário e interruptível, não poderão afetar a segurança eletro-energética do Sistema Interligado Nacional (SIN) e os preços do mercado brasileiro.

O montante de energia elétrica para exportação será estabelecido pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) em base semanal, sendo ratificado durante a etapa de programação diária de operação e ajustado até a operação em tempo real, caso necessário, em função de ocorrências no SIN.


Fonte:
Ministério de Minas e Energia



13/01/2011 17:03


Artigos Relacionados


Minas e Energia autoriza exportação de energia ao Uruguai

Minas e Energia autoriza produção de energia a três Centrais Geradoras Eólicas

Minas e Energia autoriza mais produtoras independentes de energia

Minas e Energia abre consulta pública para Plano de Expansão de Energia

Energia solar só é eficiente para aquecer água, diz representante de ministério de Minas e Energia

Aneel autoriza duas empresas independentes a produzirem energia em Minas Gerais e no Acre