Minas Gerais e Pará recebem investimento na saúde bucal



O Ministério da Saúde, através da Política Nacional de Saúde Bucal - Programa Brasil Sorridente, credenciou três municípios a receberam uma Unidade Odontológica Móvel (UOM), cada. O benefício vai ampliar o acesso ao tratamento dentário de populações localizadas em áreas rurais isoladas e com grande extensão geográfica, nos municípios de Lagoa Dourada (MG), Rio Vermelho (MG) e Bagre (PA).

A portaria que estabelece o credenciamento está publicada no Diário Oficial da União de quarta-feira (31). Cada UOM tem capacidade para atender uma média de 350 pessoas por mês e é composta por cadeira odontológica, kit de pontas, cadeira, refletor, amalgamador, fotopolimerizador (utilizado para preparar o material de restauração), raio-X odontológico e autoclave (usado na esterilização do material).

As unidades também possuem ar-condicionado, pia para lavagem de mãos, reservatórios de água, armários e, acoplado ao veículo, uma espécie de carroceria para o transporte do gerador que fornece energia ao consultório móvel. Ao todo, quase 50 mil pessoas serão beneficiadas com atendimento das UOM.

Além das UOM, o Ministério da Saúde assinou outra portaria visando à melhoria na saúde bucal dos brasileiros. A portaria 2.064 credencia 57 cidades em 16 estados a receberem o incentivo às ações de Saúde Bucal, no âmbito da estratégia Saúde da Família.

 

Fonte:
Ministério da Saúde



01/09/2011 12:53


Artigos Relacionados


Minas Gerais vai receber recursos adicionais para investimento no plano regional de urgência

Maranhão e Minas Gerais recebem investimentos do BNDES para projetos socioeconômicos

Saúde bucal terá R$ 36,2 mi para investimento em laboratórios de próteses dentárias

Acre e Minas Gerais recebem mais de R$ 5,5 milhões para recuperar danos de chuva

Vinte municípios de Minas Gerais recebem máquinas do PAC 2

Municípios de Minas Gerais recebem bibliotecas rurais