Minas Gerais recebe exposição sobre eclipse de 1912



A partir desta sexta-feira (21), a exposição itinerante O Eclipse e o Presidente, organizada pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/ MCTI), estará aberta ao público em Itajubá (MG).   

Inaugurada em outubro, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), em Brasília, a exposição aborda o eclipse total do sol que ocorreu, em 10 de outubro de 1912, em Passa Quatro (MG), levando ao público uma amostra da documentação produzida por ocasião desse fenômeno.

A mostra, que foi concebida com base no trabalho de pesquisa da historiadora Christina Barbosa, pesquisadora da Coordenação de História da Ciência do Mast, tem o objetivo de apontar as lentes sobre aquele eclipse solar de 1912 e, através dele, examinar e divulgar conteúdos científicos e históricos relativos à observação desses fenômenos e à história da astronomia no Brasil, e contribuir para a construção da memória científica brasileira entre as novas gerações.

O evento em Itajubá está sendo organizado pelo Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA/MCTI), com apoio da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) e da prefeitura.

O acontecimento em 1912 chocou observatórios em todo o mundo ocidental. O Brasil era um dos locais privilegiados para a sua observação. Por isso, várias instituições enviaram expedições ao país, agitando também a imprensa brasileira e a população das cidades onde os astrônomos fixaram seus acampamentos.

 

 

 

Fonte: 
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação



21/02/2014 10:46


Artigos Relacionados


SENADO ABRE ESPAÇO PARA EXPOSIÇÃO SOBRE MINAS GERAIS

Minas Gerais recebe fórum para debate sobre Sistema Nacional de Cultura

Minas Gerais recebe mais 70 retroescavadeiras

Minas Gerais recebe Plano Safra da agricultura familiar

Tebet recebe homenagem de Associação Comercial de Minas Gerais

Noroeste de Minas Gerais recebe quatro novas Arcas das Letras