Minas lança programa para viabilizar uma Copa do Mundo sustentável



O governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado Extraordinária da Copa (Secopa), apresentou nesta quarta-feira (09) o calendário de lançamento do Programa Sustentabilidade para a Copa do Mundo de 2014. O anúncio ocorreu durante o I Seminário Copa Sustentável em Minas Gerais, no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR). A agenda verde prevê para abril de 2012 o lançamento de documento com as diretrizes de práticas sustentáveis para a Copa do Mundo da Fifa Brasil de 2014.

Até a data da publicação, todos os parceiros do programa, incluindo as esferas federal, estadual e municipal, setor privado e sociedade civil, irão preparar a versão final do documento. “Está em discussão o nível de comprometimento de todos os parceiros, em termos de metas, orçamento e capacidade técnica. A partir da contribuição de cada envolvido, formularemos um caderno de atribuições para viabilizar uma Copa sustentável em 2014”, explica Vinícius Lott, gerente do Projeto Copa Sustentável da Secopa.

O conteúdo do documento “Programa Sustentabilidade para a Copa 2014” contempla temas como áreas verdes, redução de gases de efeito estufa, certificação e educação sócio-ambiental, resíduos sólidos, mobilidade e infraestrutura e revitalização da Lagoa da Pampulha. Esse projeto tem como modelo o projeto Green Goal, a iniciativa alemã de práticas ambientais sustentáveis desenvolvidas para a Copa de 2006.

Durante o encontro, representantes britânicos da Useful Simple Projects, empresa responsável pela elaboração do Estudo de Pegada de Carbono e plano de neutralização de impactos das Olimpíadas de Londres 2012, apresentaram práticas sustentáveis em preparação para o evento esportivo do ano que vem. Para a construção da cidade olímpica, por exemplo, 90% dos resíduos sólidos têm recebido destinação ambientalmente sustentável.

Para Dan Epstein, da Useful Simple Projects, a Copa se traduz como bela oportunidade para as 12 cidades-sede. “Eu sugiro a todas as cidades que tragam o campo para a metrópole, que tragam o verde para as áreas cinzas, que reconstruam as margens dos rios, que utilizem ciclovias. Acredito que o Brasil tem todas as condições de fazer uma Copa verde, uma vez que se trata de um gigante verde com recursos naturais valiosíssimos”, disse.

 

Fonte:
Portal da Copa

 

10/11/2011 12:41


Artigos Relacionados


Governo lança Campanha Brasil Orgânico e Sustentável Copa do Mundo Fifa 2014

Eduardo Suplicy: 'Decisão de Lula é responsável e vai viabilizar a Copa do Mundo'

Minas Gerais vai capacitar jovens em idiomas para Copa do Mundo de 2014

Especialistas apresentam sugestões para que a Copa do Mundo seja sustentável e sócio-ambientalmente responsável

Programa de TV mostra os preparativos do País para a Copa do Mundo de 2014

Abertas inscrições para programa de voluntários da Copa do Mundo de 2014