Minc quer instalar kits de acesso à cultura nos locais de trabalho
Um projeto apresentando nesta terça-feira (21) pelo Ministério da Cultura tem como meta promover condições de acesso do trabalhador à cultura no próprio ambiente de trabalho. O Cultura no Mundo do Trabalho, que visa ampliar a relação com os movimentos sociais e novos públicos, integrando ações como os Pontos de Leitura e o Cine Mais Cultura dentro das atividades laborais.
O projeto foi apresentando a instituições sindicais representantes dos trabalhadores rurais e urbanos, em oficina em Brasília (DF). Além dessa reunião, para apresentação da proposta inicial do projeto, há mais dois encontros agendados: um na próxima segunda-feira(27), com representantes de movimentos sociais, e o outro, na quarta-feira (29), com membros de ministérios que possam ser parceiros na implementação e coordenação do programa.
O programa pretende adequar o ambiente de trabalho aos produtos e ações culturais por meio da relação direta com organizações de representação dos trabalhadores, no urbano e rural.
Uma das estratégias é instalar nos locais de trabalho e convivência cotidiana dos trabalhadores um kit composto com equipamento audiovisual e de leitura, e capacitar funcionários para orientar os trabalhadores a usarem esse material.
Segundo o ministério, o projeto abrange um público-alvo fragmentado. São trabalhadores formais, informais, das fábricas, do comércio, rurais, urbanos e funcionários públicos. “Até por essa complexidade, o MinC resolveu criar o programa, pois, até então, havia ações pontuais com uma ou outra classe. Nosso intuito é proporcionar o contato com aspectos culturais para um espectro maior de trabalhadores, respeitando, claro, suas peculiaridades. Nesse sentido, esse primeiro contato é fundamental para essa construção”, afirmou a assessora especial do Ministério da Cultura, Morgana Eneile.
Fonte:
Ministério da Cultura
22/06/2011 15:30
Artigos Relacionados
Minc e entidades discutem projeto para promover a cultura no ambiente de trabalho
Minc lança blog sobre a Cultura na Rio+20
Escolha de locais de votação deverá priorizar acesso de deficientes, decide CCJ
MinC realiza oficina para bolsistas de Saúde e Cultura
MinC lança publicação com metas para a Cultura até o ano de 2020
Portadores de necessidades especiais apontam locais de difícil acesso nas dependências do Senado