Portadores de necessidades especiais apontam locais de difícil acesso nas dependências do Senado



Um grupo de pessoas portadoras de necessidades especiais percorreu na manhã desta segunda-feira (25) as principais dependências do Senado Federal, com o objetivo de identificar os locais de difícil acesso. Até o final do ano será produzido um relatório com sugestões, a ser encaminhado à Comissão Diretora, propondo as mudanças físicas necessárias para melhorar o acesso desta parcela da população às dependências da Casa.

O grupo, que congrega pessoas portadoras de diferentes tipos de necessidades especiais, iniciou pelo Senado a visita a órgãos públicos, atendendo a convite do senador Flávio Arns (PT-PR), presidente da Subcomissão Temporária das Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais, que funciona no âmbito da Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

Flávio Arns sempre se dedicou a causas em defesa dos direitos dos portadores de necessidades especiais no seu estado, o Paraná, tendo sido por três vezes presidente da Federação Nacional da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais.

Para a coordenadora da visita, Marta Barros dos Santos, da Diretoria para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência do governo do Distrito Federal, o levantamento a ser feito no Senado é o passo inicial para que as autoridades sejam conscientizadas da necessidade de a acessibilidade a edifícios públicos ser melhorada, como forma de atender a esta parcela da população.

Durante o percurso, o grupo identificou, nas áreas externa e interna do Senado, alguns pontos que, de acordo com coordenadora da visita, devem passar por um processo de reforma para melhorar o acesso a todo o espaço arquitetônico da Casa, entre os quais gabinetes não adaptados para acesso a portadores de necessidades especiais, ausência ou mau posicionamento de barras de apoio em banheiros, livros em braile localizados nas últimas prateleiras da biblioteca e poucas vagas nos estacionamentos destinadas a pessoas com dificuldades motoras.



25/08/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Manual ajuda professores a lidar com portadores de necessidades especiais

Portadores de necessidades especiais com renda baixa terão juros reduzido

Portadores de necessidades especiais participam da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Especial D.O.: Parceria encaminha portadores de necessidades especiais ao mercado de trabalho

Trânsito: Reunião discute inserção social de portadores de necessidades especiais

Trânsito: Reunião discute inserção social de portadores de necessidades especiais