Ministério da Agricultura define novas regras para classificação do arroz



A qualidade do arroz em casca ganhou um novo procedimento de avaliação. A partir de agora, o classificador deverá verificar o percentual de grãos “rajados” no arroz e não mais a quantidade de grãos vermelhos e pretos.

A mudança foi publicada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no Diário Oficial da União de terça-feira (7). A medida iguala o modo de avaliação da matéria-prima (arroz em casca) à avaliação do produto final (arroz beneficiado).

De acordo com o Departamento de Qualidade Vegetal do Mapa, essa análise será realizada no processamento do produto, ou seja, a matéria-prima irá passar pelo beneficiamento para a retirada da casca e depois será submetida ao “brunimento” ou polimento. A mudança vale para o arroz em casca natural e para o arroz em casca parboilizado.

O arroz do subgrupo em casca natural é o mais utilizado pelos produtores para venda ao poder público – por meio da Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM). Os outros subgrupos são mais usados pelas indústrias. O governo deve observar essa alteração ao comprar e vender o arroz. Os novos parâmetros nacionais também valem para importar o produto.

Arroz

O regulamento técnico aplica-se aos grãos provenientes da espécie Oryza sativa L. Esse produto é classificado em grupos (formas de apresentação: em casca ou beneficiado), subgrupos (natural, parboilizado, integral, polido, parboilizado integral e parboilizado polido), classes (curto, médio, longo, longo fino e misturado) e tipos (de acordo com a quantidade de grãos defeituosos). Nesses casos, existem tipos de 1 a 5, sendo que o primeiro é de melhor qualidade.

Para os demais tipos de arroz, continuam as regras da Instrução Normativa nº 6, de 16 de fevereiro de 2009, que estabelece o regulamento técnico do grão. O documento definiu o padrão oficial de classificação, com os requisitos de identidade, qualidade, modo de apresentação e de rotulagem do produto e foi elaborado por técnicos do Ministério da Agricultura em conjunto com representantes da cadeia produtiva.

 

Fonte:
Ministério da Agricultura



08/02/2012 14:48


Artigos Relacionados


Ministério da Agricultura define regras para importação de flor-da-fortuna

Ministério da Agricultura apresenta a arrozeiros novas regras de controle sanitário

Ministério define condições para plantio de arroz em 13 estados

Ministério ajusta regras para arroz em casca natural

Comissão define novas regras para audiências públicas

Governo define novas regras para fiscalização e monitoramento das Oscips