Ministério da Agricultura divulga normas para cultivo do maracujá



O zoneamento agrícola para o plantio do maracujá em oito estados e no Distrito Federal foi aprovado Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. As portarias 281 a 289, publicadas no Diário Oficial da União desta quinta-feira (26), indicam as áreas aptas e os melhores períodos de plantio da fruta no Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Bahia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.


Para o maracujazeiro são recomendados solos areno-argilososos, acima de 60 cm de profundidade e bem drenados. As normas técnicas também indicam quais os municípios aptos ao cultivo em sequeiro e irrigado. Planta originária da América tropical, o maracujá desenvolve-se bem em regiões de altitudes entre 100 metros e 1.000 metros e temperaturas médias anuais entre 20ºC e 32ºC.


Além disso, o ministério lembra os produtores que o pomar necessita de 11 horas de luz ao dia, no mínimo, para a produção de frutos com aspecto, sabor e aroma de qualidade. Ventos frios afetam o florescimento, interferindo no desenvolvimento dos frutos. Ventos quentes e secos murcham e diminuem a quantidade e qualidade dos frutos. No Brasil, são cultivados o maracujá amarelo ou azedo, o roxo e o doce.

Fonte:
Ministério da Agricultura

 



27/08/2010 20:31


Artigos Relacionados


Ministério divulga áreas aptas para o cultivo de cana-de-açúcar

Agricultura divulga normas para plantio de algodão

Ministério da Agricultura publica normas para zoneamento agrícola do abacaxi

Ministério da Agricultura promove treinamento para atender normas russas

Agricultura publica áreas de plantio para maracujá, amendoim e mamão

Ministério da Agricultura abre consulta pública para discutir normas relativas às sementes e mudas