Ministério divulga áreas aptas para o cultivo de cana-de-açúcar



A lista dos municípios em condições climáticas mais favoráveis para o cultivo da cana-de-açúcar na Paraíba e no Rio Grande do Norte foi anunciada nesta quarta-feira (15) pelo Ministério da Agricultura. O zoneamento agrícola para a safra 2010/2011 nesses estados está no Diário Oficial da União, nas portarias nº 438 e 439.

A cana-de-açúcar no Brasil é destinada, em grande parte, à produção de açúcar e de etanol e, em menor escala, à alimentação animal e fabricação de aguardente. A planta é da família das gramíneas e apresenta alta eficiência de conversão de energia radiante em energia química, quando cultivada em condições de elevada temperatura e radiação solar intensa, associadas à disponibilidade de água no solo. 

A temperatura é um dos elementos climáticos mais importantes na produção da cana-de-açúcar. A taxa máxima de crescimento da cultura é atingida quando a temperatura média fica entre 30ºC e 34ºC. Baixas temperaturas tornam o plantio da cultura inviável, principalmente se houver geadas. 


Fonte:
Ministério da Agricultura



15/12/2010 18:15


Artigos Relacionados


Flexa Ribeiro quer incentivar cultivo de cana-de-açúcar em áreas de cerrado na Amazônia

Ministério divulga orientações para o plantio da cana-de-açúcar

Ministros são convidados para debate sobre expansão do biocombustível e cultivo da cana-de-açúcar

Cultivo de cana de açúcar na Amazônia Legal é tema de audiência da CRA

Agricultura: Produtores trocam cultivo da laranja pela cana-de-açúcar na região de Colina

Plantio de cana de açúcar em áreas degradadas da Amazônia Legal está na pauta da CCT