Ministério da Agricultura pede apoio do Senado no combate à febre aftosa em âmbito regional



Em audiência com o presidente do Senado, nesta quinta-feira (6), o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Inácio Kroetz, pediu o apoio de Garibaldi Alves Filho para a elaboração de uma política de prevenção e combate à febre aftosa em âmbito regional. Kroetz disse que as ações realizadas pelos estados de forma isolada não produzem resultados eficazes, além de representarem custos muitas vezes desnecessários.

O secretário também anunciou que, no dia 31 de julho, o ministério divulgará um balanço geral da situação do país no que se refere à aftosa, doença altamente contagiosa que atinge, principalmente, bois e búfalos, mas que não oferece riscos à saúde humana no caso de consumo de carne contaminada .

Em janeiro deste ano, a União Européia suspendeu as importações de carne bovina brasileira após autoridades européias e brasileiras não conseguirem chegar a um acordo sobre o número de fazendas que poderiam receber certificação para vender o produto ao bloco. O Brasil indicou cerca de 2.600 propriedades das 10 mil que estão registradas no país. A União Européia, porém, quer restringir esse número a apenas 300.

Em nota divulgada em 1º de fevereiro, o Ministério da Agricultura descartou "ocorrências sanitárias nos rebanhos, alteração da condição sanitária brasileira ou risco para a saúde pública". O governo federal informou que recente auditoria realizada por missão da UE considerou satisfatórios os controles de saúde pública realizados pelo serviço veterinário oficial brasileiro em indústrias habilitadas.

Maior exportador mundial de carne bovina, o Brasil também é o principal fornecedor do produto à União Européia.



06/03/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jucá pede ajuda ao Ministério da Agricultura no combate a foco de febre aftosa em Roraima

Mercosul e Agricultura se unem no combate à febre aftosa

Comissões do Mercosul e Agricultura tratam do combate à febre aftosa

Pecuária: Secretaria Estadual da Agricultura discute combate à febre aftosa

Brasil oferece apoio ao Paraguai no combate a focos de febre aftosa

Ministério da Agricultura inicia parceria para erradicar febre aftosa na Venezuela