Ministério da Agricultura inicia parceria para erradicar febre aftosa na Venezuela



O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) participa nesta quarta (26) e quinta-feira (27) da primeira atividade, prevista dentro do protocolo de intenções assinado com o Ministério do Poder Popular da Agricultura e Terras da República Bolivariana da Venezuela, para a implementação de plano de erradicação da febre aftosa no país.

Durante dois dias, autoridades de ambos os órgãos participarão de uma reunião de trabalho, em Caracas, capital da Venezuela. O objetivo do encontro é traçar um diagnóstico sobre a situação do programa nacional de combate à aftosa da Venezuela, apresentar a experiência brasileira e discutir formas do Brasil colaborar com o país vizinho. O Mapa será representado pelo fiscal federal agropecuário do Departamento de Saúde Animal (DSA), Nilton Antônio de Morais.

O protocolo, assinado no ano passado, prevê a formação de um comitê técnico que elaborará e colocará em prática um plano de ação para auxiliar no processo de erradicação da doença na Venezuela. Pelo Ministério da Agricultura, participarão desse comitê, além do DSA, representantes do Departamento de Fiscalização de Insumos Pecuários (DFIP), da Coordenação-Geral de Apoio Laboratorial (CGAL) e do Departamento de Negociações Sanitárias e Fitossanitárias da Secretaria de Relações Internacionais.

O rebanho da Venezuela é composto por, aproximadamente, 14,5 milhões de cabeças e o último foco de febre aftosa do país foi registrado em 2010.

 

Fonte:
Ministério da Agricultura



26/10/2011 12:39


Artigos Relacionados


Jucá pede ajuda ao Ministério da Agricultura no combate a foco de febre aftosa em Roraima

Ministério da Agricultura pede apoio do Senado no combate à febre aftosa em âmbito regional

Comissão de Agricultura apóia medidas para erradicação da febre aftosa

Agricultura reforça ações para evitar entrada de febre aftosa no País

Ministério lança campanha nacional para erradicação de febre aftosa

Roraima inicia vacinação contra febre aftosa no domingo (1º)