Ministério da Agricultura pede que Albânia volte a importar carne suína do Brasil



O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, solicitou ao ministro da Agricultura da Albânia, Genc Ruli, a retomada das exportações de carne suína brasileira para o país. O encontro foi realizado durante reunião de cúpula na Semana Verde, em Berlim, na Alemanha.

A Albânia editou portaria suspendendo as importações de carne suína do Brasil, alegando que o país está utilizando os mesmos critérios da União Europeia quanto ao uso da ractopamina, aditivo alimentar autorizado no Brasil. Esta restrição está sendo questionada também por outros países além do Brasil, como Estados Unidos e Canadá, no âmbito do Codex Alimentarius - coletânea de padrões reconhecidos internacionalmente, relativas a alimentos, produção de alimentos e segurança alimentar.

O ministro brasileiro da Agricultura também informou a Genc Ruli que o País tem condições de produzir carne suína sem o uso de ractopamina, porém, os custos de produção ficarão mais elevados. Os dois ministros decidiram que as equipes técnicas dos países estreitarão contatos para revisão da restrição técnica.

 

Fonte:
Ministério da Agricultura

 



23/01/2012 17:32


Artigos Relacionados


Agricultura: Simpósio da Qualidade da Carne Suína para Nutricionistas será realizado nesta 5ª feira

Agricultura: Simpósio da Qualidade da Carne Suína para Nutricionistas será realizado nesta 5ª feira

Argentina retoma as exportações de carne suína do Brasil

África do Sul abre mercado de carne suína para o Brasil

Brasil vai exportar carne suína para a China pela primeira vez

Brasil deve exportar carne suína para Coreia do Sul em 2011