Ministério da Cultura lança obra que retrata dois séculos do livro no Brasil



A Fundação Biblioteca Nacional (FBN), vinculada ao Ministério da Cultura, lança nesta terça-feira (12), no Rio de Janeiro, o livro “Impresso no Brasil – Dois séculos de livros brasileiros”. A obra, uma parceria com a Editora Unesp, faz um retrato da trajetória da produção editorial no País dos últimos 200 anos. Para marcar o lançamento, serão realizadas duas mesas-redondas na manhã de terça-feira. Nelas serão discutidas a importância do livro na história da cultura brasileira e suas perspectivas atuais, diante, não só da emergência da cultura digital, como da concentração do mercado e do espaço aberto por pequenas e médias editoras.

O primeiro debate, que vai das 10h às 12h, terá como tema “O livro ontem e hoje” e contará com a participação dos dois organizadores da obra: os professores Aníbal Bragança, da Universidade Federal Fluminense, e Márcia Abreu, da Unicamp, além de Giselle Martins Venancio, Marília Barcellos e Tania Maria B. da Cruz Ferreira. A segunda mesa, que será realizada das 14h às 16h, abordará o tema “O livro hoje e amanhã”, com a presença de Ana Sofia Mariz, Fábio Sá Earp, George Kornis, Guilherme Cunha Lima e Teodoro Koracakis. Todos os participantes são pesquisadores que contribuíram com textos para o volume, que tem 663 páginas e capa de Marcos Keith Takahashi.

O evento na Biblioteca Nacional é direcionado especialmente aos pesquisadores, professores e alunos da história cultural brasileira, do livro e da leitura, e aos profissionais do mercado editorial.


Impresso no Brasil

Impresso no Brasil – Dois séculos de livros brasileiros reúne diversos ensaios sobre o percurso da produção editorial brasileira, durante seus 200 anos de história. A primeira parte da obra, intitulada “Uma nova história editorial brasileira: editores, tipógrafos e livreiros” apresenta 22 capítulos, que focalizam os aspectos da produção editorial nacional. Na segunda parte, “Cultura letrada no Brasil: autores, leitores e leituras”, 13 trabalhos analisam e interpretam a formação do leitor e do público para qual se dirigiram as produções editoriais, ao longo das décadas.

A obra constrói um panorama, entre outros assuntos, da produção de livros escolares e de alfabetização, literatura de cordel, da produção em jornais e periódicos, e analisa a história de editoras como Garnier, Melhoramentos, Civilização Brasileira, Companhia das Letras, Abril. O direito de autor e casos como Harry Potter e Paulo Coelho recebem análises especiais, na composição de um panorama sobre mercado e consumo recentes.

Impresso no Brasil constrói um retrato multifacetado, que expõe as peculiaridades da origem, os desafios do transcurso e o panorama que se descortina para esse elemento essencial da vida cultural do País: o livro. O lançamento conta, ainda, com introdução escrita pelo bibliófilo José Mindlin, cujo texto, produzido em 2007,  fala sobre o centenário da Impressão Régia.


Fonte:
Ministério da Cultura



12/04/2011 10:49


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