Ministério da Integração realiza primeiros simulados para situação de desastres
O Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), realizará, pela primeira vez, simulados de preparação para desastres. O treinamento será no dia 28 de maio, de 8h às 12h, e vai abranger as comunidades Vale do Reginaldo, em Maceió (AL), Sargento, em Recife (PE), e Loteamento Bosque Real, em Salvador (BA). A simulação vai ocorrer simultaneamente nos três municípios.
O objetivo é preparar a comunidade residente em áreas de risco para agirem rapidamente em situação de desastre. A ação vai envolver cerca de 200 pessoas em cada cidade e será organizada em quatro etapas.
Na primeira etapa será emitido um alerta aos órgãos estaduais e municipais de defesa civil, pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) da Sedec. O sinal apontará a ocorrência de fortes chuvas, com riscos de deslizamentos de terras nas referidas comunidades.
A segunda etapa envolverá diretamente as defesas civis locais, que irão disparar o alarme aos moradores das áreas vulneráveis, via SMS, carros de som e líderes comunitários.
No terceiro passo, as comunidades serão ensinadas como reagir no momento do desastre: por meio de rotas de fuga, devidamente traçadas pelas defesas civis, os moradores deixarão suas casas em direção a pontos específicos, de onde serão levados, por ônibus, a abrigos. O treinamento também vai rever a etapa de cadastramento em abrigos e vai orientar a convivência nestes espaços.
Fonte:
Ministério da Integração Nacional
19/05/2011 16:47
Artigos Relacionados
PAC para prevenir desastres naturais definirá ações de cada ministério, diz Integração
Simulados preparam populações do Sul e do Sudeste para enfrentar desastres naturais
Em um mês, simulados contra desastres naturais capacitaram 1,6 mil pessoas
Simulados de desastres naturais serão aplicados no Acre e Amazonas neste sábado (31)
Simulados orientam população serrana no Rio sobre como atuar na prevenção de desastres
Simulados de desastres terão últimos detalhes definidos nesta sexta-feira