Ministério da Justiça discute políticas de segurança para comunidade LGBT



Representantes de segurança pública e da comunidade LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) se reúnem a partir desta quinta-feira (13), em Brasília, para o segundo encontro do Grupo de Trabalho (GT) da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça.

Criado pela portaria número sete, da Senasp, publicada no dia 1º de março de 2010, o GT dá continuidade aos trabalhos da Câmara Técnica Brasil sem Homofobia (2005) e cumpre as determinações do Plano Nacional de Promoção da Cidadania e dos Direitos Humanos LGBT.

O Grupo de Trabalho deverá analisar casos de violência LGBT; diagnosticar, elaborar e avaliar a promoção das políticas de segurança pública para LGBT e criar instrumentos técnicos para elaboração de diretrizes para prevenção da violência e combate a impunidade de crimes contra essa população.

Os integrantes do grupo ainda terão que discutir propostas de cursos, conteúdos e metodologias, específicos ao tema, para serem utilizados na capacitação das polícias estaduais e guardas municipais, de acordo com a Matriz Curricular Nacional de Segurança Pública.

A reunião, que só termina na sexta-feira (14), deverá discutir a organização do II Seminário Nacional de Segurança Pública para LGBT, previsto para junho, no Rio de Janeiro. O encontro contará com representantes da Senasp, Secretaria Especial de Direitos Humanos, policiais estaduais, guardas municipais e de entidades LGBT.


Fonte:
Ministério da Justiça



06/08/2010 00:46


Artigos Relacionados


Conselho LGBT discute políticas voltadas para o segmento

Fórum Social Temático discute políticas LGBT

Ministério da justiça discute parceria com França na área de segurança

Lembo discute Segurança Pública com Ministério da Justiça e Forças Armadas

Ministério da Justiça seleciona consultor para pesquisa sobre direitos LGBT

Evento: Seminário discute Políticas Públicas para a Comunidade Negra em Barretos