Ministério da Justiça entrega armas não letais a UPPs do Rio de Janeiro
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e a secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, entregam nesta terça–feira (17) 315 armas não letais aos policiais que trabalham nas Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) do Rio de Janeiro. A cerimônia será, às 10h, na UPP da comunidade de São Carlos (RJ).
As armas, do tipo taser, liberam um choque elétrico que paralisa os músculos de quem recebe a carga. Servem para imobilizar o agressor sem, contudo, colocar a vida da pessoa em risco. O uso do equipamento é indicado para conter quem está em estado de fúria ou sob efeito de bebidas alcoólicas e drogas. Este tipo de arma já é utilizado em mais de 40 países, como França, Inglaterra, Estados Unidos, Alemanha e Austrália.
A capacitação dos policiais fluminenses no manuseio do equipamento será feita por integrantes da Força Nacional de Segurança Pública. Esta não será a primeira entrega de armamento não letal ao estado do Rio de Janeiro em 2011. Em abril, a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) repassou 25 armas taser para o município de São João do Meriti, na Baixada Fluminense. Até o final do ano, o ministério pretende disponibilizar mais de 5 mil equipamentos deste tipo para todo o Brasil.
Fonte:
Ministério da Justiça
16/05/2011 18:41
Artigos Relacionados
Secretaria Nacional de Segurança Pública entrega armas não letais em SP
Justiça Comunitária chega a mais três UPPs no Rio de Janeiro
Agentes do Instituto Chico Mendes receberão kit de segurança com armas não letais
Senadores defendem debate sobre uso de armas não-letais em manifestações públicas
Gilvam Borges quer proibição do uso de armas letais pela polícia em eventos públicos
Armas de fogo mataram mais de 36 mil em 2010, segundo o Ministério da Justiça