Ministério da Justiça financiará pesquisa em arquitetura prisional



O Departamento Penitenciário Nacional (Depen) do Ministério da Justiça abriu edital para selecionar a instituição que desenvolverá pesquisa sobre arquitetura de unidades prisionais. As entidades poderão propor projetos, de até R$ 1,5 milhão,  até  o dia 13 de outubro.

A pesquisa deverá ser realizada considerando os aspectos ambientais e climáticos de cada Unidade da Federação, além dos elementos estabelecidos na Resolução nº 03/2005 do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP). Poderão participar da seleção entidades privadas sem fins lucrativos e órgãos ou instituições federais.

Os resultados das pesquisas devem apresentar projetos arquitetônicos, público-alvo, resultados esperados, estimativa de custo, e prazo de execução das obras.

Para o desenvolvimento dos projetos, o Ministério da Justiça poderá firmar convênio ou termo de cooperação, dependendo da instituição selecionada. Os recursos serão repassados por meio do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen).

A seleção da entidade vencedora será realizada por uma comissão julgadora formada por técnicos do Depen. O resultado será divulgado na página eletrônica.

As instituições privadas sem fins lucrativos deverão enviar suas propostas pelo Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal (Siconv). No caso dos órgãos ou instituições federais as propostas deverão ser apresentadas no protocolo geral do Depen.


Fonte:
Ministério da Justiça



28/09/2011 17:03


Artigos Relacionados


Ministério da Justiça lançará Programa Nacional de Apoio ao Sistema Prisional

Técnicos do Depen estão nos EUA para aprender sobre arquitetura prisional

Ministério da Justiça divulga nova pesquisa sobre crack

BNDES financiará pesquisa científica sobre indústria de games

Governo financiará projetos de pesquisa que atendam demandas da indústria

Ministério da Justiça lança edital de pesquisa sobre segurança pública