Ministério da Justiça lança campanha contra cartel



A Secretaria de Direito Econômico (SDE) do Ministério da Justiça vai distribuir mais de 80 mil cartões postais entre revendedores de combustíveis automotivos, gás de cozinha e empresas que fornecem serviços ao governo federal, que em algum momento participaram de licitações públicas.

A ação faz parte da campanha “Cartel é crime – Seja o primeiro a sair”, que visa à conscientização sobre a gravidade da prática de cartel, considerado segundo a legislação brasileira como infração administrativa e tipo criminal, além da divulgação do Programa de Leniência.


Programa de Leniência

O Programa de Leniência permite que um membro de um cartel receba imunidade administrativa e criminal ao delatar a prática às autoridades e cooperar com as investigações. O programa começou há exatos dez anos, mas começou a ganhar força em 2003, quando o Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência (SBDC) – SDE, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e a Secretaria de Acompanhamento Econômico (Seae) do Ministério da Fazenda passaram a atuar em esquema de força tarefa com autoridades como o Ministério Público e a Polícia Federal.

O Programa de Leniência permite que sejam construídas provas mais contundentes sobre o cartel delatado. “A simples combinação de preços não caracteriza cartel. É preciso provas concretas, e-mails, atas de reuniões, enfim, qualquer documento que comprove a infração. É aí que entra o beneficiado pelo programa, ele tem que colaborar diretamente com a obtenção dessas provas”, explica a diretora do Departamento de Proteção e Defesa Econômica (DPDE) da secretaria, Ana Maria Melo Netto.

Entre as exigências do programa, é necessário que o delator seja o primeiro a se apresentar a SDE e que confesse participação no cartel. Em segundo lugar, ele deve cessar por completo seu envolvimento na infração. A imunidade no processo vai depender do quanto a Secretaria já tinha conhecimento da conduta anticompetitiva. Ela será total se a SDE não tiver ciência da prática e parcial caso já exista alguma investigação em curso.


Fonte:
Ministério da Justiça



22/12/2010 13:03


Artigos Relacionados


Ministério da Justiça lança campanha “Bebeu, Perdeu”

Ministério da Justiça lança Campanha do Desarmamento em Minas Gerais

Ministério da Justiça lança Campanha do Desarmamento em SP nesta segunda

Ministério da Justiça lança Campanha do Desarmamento no Espírito Santo

Ministério da Justiça recomenda condenação de empresas de cimento por cartel

Ministério da Agricultura lança a campanha de vacinação contra aftosa na Bolívia