Ministério da Pesca investe na aquicultura no litoral do Rio



O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) firmou dois convênios, no valor total de R$ 325 mil, com a cidade de Angra dos Reis para desenvolvimento da aquicultura na região da Costa Verde fluminense.

O primeiro convênio prevê a criação de uma unidade de produção do peixe Bijupirá composta de 10 tanques com capacidade para produzir até 36 toneladas do pescado por ano. O projeto inclui ainda a capacitação dos produtores da Baía da Ilha Grande para o manejo da espécie.  

O segundo convênio tem o objetivo de aumentar em até 300% a produção de coquilles de Saint-Jacques (vieiras) na região através da aquisição de equipamentos necessários ao cultivo e assistência técnica para aos produtores. Ambos os convênios serão desenvolvidos em parceria com a Associação de Maricultores da Baía da Ilha Grande (Ambig).

Durante cerimônia de assinatura dos convênios, o ministro Luiz Sérgio falou sobre a oportunidade que a aquicultura representa para a geração de emprego e renda no País. “A atividade cresce em todo o mundo e tem dado provas de que é viável aqui no Brasil. Temos experiências muito positivas com a criação de peixes em cativeiro e tenho certeza de que a produção de bijupirá na Baía da Ilha Grande será, em breve, uma alternativa para os pescadores dessa região”, disse o ministro.

No evento foi apresentado um estudo que consiste em um diagnóstico completo de toda a atividade pesqueira e aquícola da região de Angra dos Reis e Paraty.

Fonte:
Ministério da Pesca e Aquicultura



21/11/2011 20:41


Artigos Relacionados


Ministério da Pesca e Aquicultura tem novo secretário executivo

Ministério fomenta estruturação de pesquisa em Pesca e Aquicultura

Aprovada proposta de criação de Ministério da Aquicultura e Pesca

Ministério da Pesca e Aquicultura vai abrir concurso ainda este ano

Ministério da Pesca e Aquicultura divulga o edital PROEXT 2015

Ministério promove curso internacional de pesca e aquicultura familiar no Rio Grande do Sul