Ministério da Saúde envia ajuda para Lajedinho (BA)
O Ministério da Saúde disponibilizou profissionais, medicamentos e insumos de saúde para auxiliar no socorro à população da cidade de Lajedinho, na Bahia, atingida no final de semana por uma tromba d´água. Diante da situação de emergência, o Ministério irá encaminhar kit com medicamentos e insumos com capacidade para atender cerca de 1.500 pessoas por mês. Cada kit é composto por 48 itens (30 tipos de medicamentos e 18 insumos para primeiros-socorros).
Para atuar no atendimento à população atingida pela enchente, o Ministério, por meio da Força Nacional do SUS (FN-SUS), disponibilizou duas equipes para apoio - sendo uma para Unidade de Suporte Avançado (USA) e outra para Unidade Básica de Saúde (UBS). Cada equipe é composta por um condutor de veículo de urgência, um técnico de enfermagem, um enfermeiro e um médico, além do coordenador de equipe. A enchente que afetou a cidade localizada na região da Chapada Diamantina resultou na morte de 16 pessoas.
“O gabinete de crise do Ministério da Saúde está acompanhando a situação e ficará monitorando as ações para adequá-las da melhor maneira às necessidades de saúde da população atingida. Mas cabe ressaltar que o Ministério está preparado para enfrentar situações como esta de desastres naturais com profissionais treinados especialmente para esse tipo de evento”, avaliou o secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães.
A ação de apoio está sendo desenvolvida em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde que também montará uma Unidade Básica de Saúde no prédio da escola local, que contará com o apoio de profissionais do programa Mais Médicos. Além disso, será disponibilizado uma ambulância Off Road 4 x 4 para auxiliar nas área de difícil acesso da localidade.
Atualmente, o Ministério da Saúde conta com 42 equipes de respostas a desastres – formada por médicos, enfermeiros e auxiliares – em escala por semana epidemiológica para atuar em situações de emergência. A ação da FN-SUS pode ser solicitada tanto pelo gestor local quanto pelo governo federal por meio do Ministério da Integração.
Força Nacional do SUS
Criada em novembro de 2011 para agir no atendimento a vítimas de desastres naturais, calamidades públicas ou situações de risco epidemiológico, a FN-SUS atuou em 19 missões, sendo seis de desastres naturais, quatro relacionados à assistência, oito de apoio à gestão local nas diversas situações e uma de tragédia.
Ainda em 2013, houve a missão exploratória na Baixada Fluminense do Rio de Janeiro, após a enchente, com envio de técnicos da FN-SUS e distribuição de kits desastres contendo insumos estratégicos e medicamentos, descartáveis e hipoclorito de sódio para descontaminação e tratamento da água.
Fonte:
12/12/2013 19:18
Artigos Relacionados
Saúde envia ajuda emergencial ao Rio de Janeiro
Saúde envia kits de medicamentos e Integração Nacional repassa R$ 7 mi para ajuda a vítimas de chuvas no Amazonas
Ministério da Saúde envia 230 mil doses de vacina para o Rio
Ministério da Saúde envia 3 toneladas de medicamentos a Roraima
Ministério da Saúde envia mais de 5,7 milhões de carta de avaliação de atendimento no SUS
Defesa Civil Nacional envia ajuda para Pernambuco e Alagoas