Ministério da Saúde envia mais de 5,7 milhões de carta de avaliação de atendimento no SUS
Pacientes pode conferir o valor do procedimento realizado, fazer críticas e elogios ao atendimento
Desde janeiro de 2012, já foram enviadas 5,7 milhões de Cartas SUS para todo o País, permitindo aos pacientes conferir o valor do procedimento realizado e, ainda, fazer críticas ou elogios ao atendimento recebido.
Lançada em novembro de 2011, a iniciativa aprimora os mecanismos de comunicação direta com o cidadão para melhorar o atendimento e ampliar a transparência do SUS, reforçando o controle contra o desperdício de recursos com a colaboração da população.
A carta traz dados do cidadão, a data de entrada na unidade de saúde, o dia da alta médica, o motivo da internação e o valor pago pelo SUS pelo tratamento. Ao receber a carta, é fundamental que o usuário, o familiar ou uma pessoa próxima confira se essas informações estão corretas.
Caso haja irregularidade, o paciente deve fazer uma denúncia na Ouvidoria Geral do SUS. Todas as manifestações registradas são categorizadas e encaminhadas para instâncias governamentais, nas três esferas de governo. A resposta deve ser feita por telefone (136), pela internet ou pelos Correios, sem custos de envio.
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24/10/2012 18:21
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