Ministério da Saúde envia mais de 5,7 milhões de carta de avaliação de atendimento no SUS



Pacientes pode conferir o valor do procedimento realizado, fazer críticas e elogios ao atendimento

 

Desde janeiro de 2012, já foram enviadas 5,7 milhões de Cartas SUS para todo o País, permitindo aos pacientes conferir o valor do procedimento realizado e, ainda, fazer críticas ou elogios ao atendimento recebido.

Lançada em novembro de 2011, a iniciativa aprimora os mecanismos de comunicação direta com o cidadão para melhorar o atendimento e ampliar a transparência do SUS, reforçando o controle contra o desperdício de recursos com a colaboração da população.

A carta traz dados do cidadão, a data de entrada na unidade de saúde, o dia da alta médica, o motivo da internação e o valor pago pelo SUS pelo tratamento. Ao receber a carta, é fundamental que o usuário, o familiar ou uma pessoa próxima confira se essas informações estão corretas.

Caso haja irregularidade, o paciente deve fazer uma denúncia na Ouvidoria Geral do SUS. Todas as manifestações registradas são categorizadas e encaminhadas para instâncias governamentais, nas três esferas de governo. A resposta deve ser feita por telefone (136), pela internet ou pelos Correios, sem custos de envio.