Ministério das Comunicações adota novo padrão de e-mails




O Ministério das Comunicações iniciou nesta quarta-feira (16) o processo de migração para o novo padrão de e-mails oficiais do governo federal, o Expresso, desenvolvido pelo Serpro. A medida, anunciada esta semana pelo ministro Paulo Bernardo e que será estendida para toda a administração federal por meio de decreto da presidenta Dilma, tem como objetivo reforçar a segurança das comunicações oficiais e evitar o monitoramento ilegal de informações.

A mudança começa pelas autoridades. De hoje até esta sexta-feira (18), está sendo realizada uma força-tarefa para gerar os certificados digitais de todos os ocupantes de DAS (Direção e Assessoramento Superior) 4, 5 e 6 e cargos de natureza especial. Com a assinatura digital, o destinatário vai ter certeza de que a mensagem foi realmente gerada pelo remetente.

A partir de novembro, o ministério deve começar a implementar a criptografia – outro recurso de segurança, em que só o destinatário consegue ler a mensagem. A expectativa é que partir do próximo mês todos os servidores do MiniCom já devam ter o novo serviço de e-mail. A troca do Outlook, da Microsoft, pelo Expresso, do Serpro, também vai resultar em economia para o governo, já que os custos na aquisição de licenças serão bem menores. 

Fonte:

Ministério das Comunicações



16/10/2013 17:37


Artigos Relacionados


Filipinas adota padrão nipo-brasileiro de TV digital

Honduras adota padrão nipo-brasileiro de TV digital

SP adota padrão internacional de eixo suspenso em caminhão

Comunicações anuncia rádio digital, mas não define padrão

Sumaré vai ter novo Detran.SP com padrão Poupatempo

SP tem novo padrão para medir qualidade do ar