Ministério de C&T participa de fórum sobre a internet na Indonésia



O secretário de Política de Informática do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Virgilio Almeida, integra a delegação brasileira no Fórum de Governança na Internet (IGF, na sigla em inglês), em Bali, na Indonésia, neste fim de semana. Na ocasião, o país proporá que seja estabelecido um modelo internacional de governança para garantir os direitos das pessoas a privacidade e inviolabilidade dos dados trafegados. 

Além do embaixador Benedicto Fonseca, a comitiva reúne o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, um representante do Ministério da Defesa, um conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), representantes do terceiro setor e oito membros do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

“Toda a discussão sobre internet ganhou importância por conta das denúncias de espionagem recentemente divulgadas”, diz o presidente da Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid), Percival Henriques, que fará parte da delegação como membro do CGI.Br. “Com o discurso da presidente Dilma Rousseff na ONU, os olhos do mundo se voltaram para o Brasil, porque a presidente teve uma postura bastante firme na defesa do direito das pessoas à sua privacidade.”

Ele disse, ainda, que a questão da espionagem norte-americana foi reconhecida pelo presidente Barack Obama, num encontro anterior com a Dilma, que fez, inclusive, com que ela cancelasse a visita aos Estados Unidos e, mais que isso, mais de 50 entidades representativas do mundo mandaram uma carta de agradecimento e reconhecimento pela coragem e pela força do discurso da presidente.

“Isso fez com que o Fadi [Chehadé, presidente da Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números, a Icann] viesse ao Brasil conversar com Dilma e dizer que apoia a proposta de se criar um modelo de governança internacional, do qual participem governos, sociedade civil, academia, empresas e o terceiro setor, assim como é a internet no Brasil”, destacou Henriques.

Chehadé, que se reuniu com a presidenta Dilma Roussseff na semana passada, acompanhou reunião do CGI em 2012 para conhecer o modelo brasileiro. O comitê é coordenado pelo secretário do MCTI.

A próxima reunião do IGF, em 2015, será realizada no Brasil.

Fonte:
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação



18/10/2013 15:04


Artigos Relacionados


Presidente da CPI da Pedofilia participa, na Suíça, de fórum sobre Internet

Ministério da Justiça participa de fórum internacional sobre defesa da concorrência

Ministério do Turismo participa do Fórum Mundial de Direitos Humanos

Serra participa de fórum sobre BRICs

Ministro participa de fórum sobre educação veterinária

Alckmin participa de fórum sobre setor energético