Ministério divulga calendário de vacinação contra febre aftosa



O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento divulgou o calendário nacional de vacinação dos bovinos e búfalos contra a febre aftosa 2011 nesta sexta-feira (1º). As diferenças, com relação ao ano passado, estão nas agendas dos estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, que antes realizavam a imunização em abril e outubro. Agora, todos os estados do Nordeste passarão a vacinar os seus rebanhos em maio e novembro.

Em Goiás e no Distrito Federal, o cronograma de imunização também sofreu alteração. A vacinação anual de todos os bovinos e bubalinos será realizada em maio, enquanto os animais até 24 meses de idade serão imunizados a partir de novembro.

Na nova zona livre de febre aftosa com vacinação do estado do Mato Grosso do Sul ? localizada na fronteira com o Paraguai e Bolívia ? o início da imunização, previsto para começar nesta sexta-feira (1º), passará para 1º de maio.


Roraima abre o período de vacinação nesta sexta-feira

O único estado que começa a vacinar o seu rebanho nesta sexta-feira (1º) é Roraima.  Em seguida, no dia 15 de abril, será a vez de Rondônia. O restante das unidades começam a  imunizar seus rebanhos em maio, com exceção de Santa Catarina – livre de febre aftosa sem vacinação.

A estimativa é que sejam disponibilizadas aproximadamente 560 milhões de doses em todo o Brasil. O rebanho brasileiro está estimado em 208 milhões de cabeças.

“Esse é o calendário oficial até o momento. Se houver necessidade de fazer alterações por questões climáticas, como secas ou excesso de chuvas, ou por dificuldade de execução plena da vacinação, nós vamos avaliar. É importante salientar que só ocorrerão mudanças em caráter excepcional e que em qualquer situação desse tipo, os pecuaristas serão comunicados com a devida antecedência”, explica o diretor do Departamento de Saúde Animal (DSA) do Ministério da Agricultura, Guilherme Henrique Figueiredo Marques.

Em 2010, a taxa de cobertura vacinal de bovinos e búfalos contra a doença alcançou 97,3%. Os estados que registraram os melhores resultados na vacinação foram Mato Grosso, com 99,74%, Tocantins, com 99,52% e Mato Grosso do Sul, com 99,41% dos animais imunizados.

Hoje, 15 unidades da federação são reconhecidas pela Organização Mundial de Saúde Animal como livres de febre aftosa com vacinação: Acre, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo, Sergipe, Tocantins e Distrito Federal. Além disso, detêm esse status, a região Centro-Sul do Pará e os municípios de Guajará e Boca do Acre, no Amazonas.

O estado de Santa Catarina é reconhecido pela OIE como livre da doença sem vacinação. Em risco médio estão Alagoas, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí e a região Centro-Norte do Pará. Em alto risco encontram-se Roraima, Amapá e as demais áreas do estado do Amazonas.


Fonte:
Ministério da Agricultura

 

01/04/2011 17:00


Artigos Relacionados


Febre aftosa: Coordenadoria de Defesa Agropecuária divulga resultado da primeira etapa de vacinação

Vacinação contra febre aftosa chega à Paraíba

Começa vacinação nacional contra febre aftosa

Vacinação contra febre aftosa começa no Acre

Campanha de vacinação contra febre aftosa termina no dia 30

São Paulo lança vacinação contra febre aftosa