Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome libera acesso ao questionário Censo do Sistema Único de Assistência Social



Todos os municípios e estados que possuam Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) deverão enviar, até o dia 11 de novembro, as informações necessárias ao Censo 2011 do Sistema Único de Assistência Social (Suas). O questionário relativo a essas unidades já está disponível no portal do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Diferentemente do questionário relativo aos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), que deve ser respondido por todos os municípios brasileiros, o levantamento referente aos Creas será restrito apenas aos municípios e estados que possuem essas unidades, além do Distrito Federal. Os gestores municipais e estaduais deverão enviar as informações independentemente de terem ou não financiamento federal das unidades.

Realizado desde 2007, o Censo tem o objetivo de traçar uma radiografia anual da assistência social pública no Brasil. Neste ano, o levantamento abrange também as entidades socioassistenciais privadas, os Centros de Referência Especializados para Pessoas em Situação de Rua (Centros POP), os conselhos de assistência social e a gestão municipal e estadual do sistema.

O preenchimento das informações de todos os questionários do Censo Suas 2011 deverá ser feito pela internet, no endereço.

Os gestores deverão preencher um questionário para cada unidade de Creas. No caso das unidades municipais, os responsáveis pelo envio das informações serão os gestores dos municípios. Já os questionários sobre os Creas regionais devem ser preenchidos pelos gestores estaduais e do Distrito Federal.


Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome



04/10/2011 18:52


Artigos Relacionados


Censo do Sistema Único de Assistência Social é tema de teleconferência do MDS

Desenvolvimento Social prorroga prazo para envio de dados do censo de assistência social

Aprovado crédito suplementar ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

Fiscalização do Bolsa Família será tema de teleconferência do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

Ministério do Desenvolvimento Social libera recursos para combate à seca no Semiárido

Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome divulga instrução para auxiliar na localização das famílias extremamente pobres