Ministério do Turismo apoia campanha Coração Azul
Para demonstrar seu apoio à campanha Coração Azul, o Ministério do Turismo realiza ações para que o setor de agências de viagens colabore com as medidas de prevenção contra o tráfico pessoas. A ideia é fazer com que a rede do turismo se torne mais um campo de atendimento à causa.
Segundo o coordenador geral de Proteção à Infância do Ministério do Turismo, Adelino Neto, as ações compõe o plano interministerial de quatro anos, que é dividido em cinco pilares:
1. Aperfeiçoamento da normatização – Criação de um marco regulatório, que já está em produção, contra o tráfico de pessoas
2. Integração e fortalecimento de políticas públicas relacionadas ao tema
3. Capacitação do segmento para o enfrentamento do problema
4. Disseminação de informações sobre o assunto
5. Campanha nacional – Coração Azul
Segundo dados oficiais, há mais de 2 milhões de vítimas traficadas no mundo. De acordo com relatórios do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, 58% das pessoas traficadas são submetidas à exploração sexual e 36% a trabalho escravo.
O secretário nacional de Políticas de Turismo, Vinicius Lummertz, afirma que violações contra a liberdade e direitos humanos requerem atenção de todos. “Somos todos fiscais e devemos ficar atentos aos sinais e indícios desta violência, denunciando sempre”.
A campanha, idealizada em conjunto pelo Ministério da Justiça e o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) tem como símbolo o Coração Azul, que representa a tristeza das vítimas deste tipo de crime e lembra a insensibilidade daqueles que compram e vendem seres humanos.
A versão brasileira da campanha foi lançada em maio com o objetivo de mobilizar a sociedade contra esse crime e foi gravada pela cantora Ivete Sangalo, embaixadora da causa, com a mensagem: “muitas pessoas sonham com uma vida melhor, mas acabam sendo levadas para outra cidade ou país, vítimas do tráfico de pessoas. Liberdade não se compra. Denuncie o tráfico de pessoas. Ligue 180 ou 100”.
Fonte:
Ministério do Turismo
17/10/2013 11:15
Artigos Relacionados
Campanha Coração Azul instala comitê no RJ
Ministério lança campanha por acessibilidade no turismo
Ministério estreia campanha para turismo acessível
Ministério da Saúde apoia campanha de doação de sangue em São Paulo
Ministério do Turismo reforça campanha contra exploração sexual
Campanha do Ministério do Turismo incentiva brasileiro a planejar viagem