Ministério envia laudos de frigoríficos solicitados pela Rússia



O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) encaminhou à Rússia laudos de inspeção das instalações de 15 estabelecimentos exigidos pelo Serviço Federal de Fiscalização Sanitária da Rússia (Rosselkhoznadzor), na quinta-feira (29).

As vistorias foram realizadas em plantas - frigoríficos, entrepostos, armazéns e unidades de processamento - de oitos estados diferentes, entre eles Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso, que foram impedidos de exportar carnes para o país desde junho.

As autoridades russas solicitaram novos laudos de mais 56 estabelecimentos que também estão com os embarques de carnes suspensos para a Rússia. Com essas medidas e o cumprimento dos compromissos assumidos com a Rússia, o governo brasileiro espera obter a reabilitação desses estabelecimentos, antes mesmo da vista da missão russa que deve vir ao Brasil em novembro.

Atualmente, apenas um frigorífico de carne suína está habilitado para exportar para a Rússia sem restrições, situação bem diferente da de 2010, quando o País representava o principal destino desse tipo de carne produzida no Brasil. De acordo com os dados do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, referentes ao ano passado, a Rússia é o principal mercado das carnes bovinas e suínas brasileiras e o sétimo destino de carnes de aves. O Brasil é responsável pela produção de 35% das importações russas de carne suína, 45% de carne bovina e 19% de carne de aves.

No ano passado, as vendas de carnes nacionais para a Rússia totalizaram US$ 2 bilhões. Dos 249 estabelecimentos habilitados a exportar para aquele país antes dos embargos, atualmente apenas 88 podem embarcar seus produtos para a Rússia.

 

Fonte:
Ministério da Agricultura
Agência Brasil



30/09/2011 10:04


Artigos Relacionados


Rússia libera exportação de 6 frigoríficos brasileiros

Serviço veterinário da Rússia visita frigoríficos no Brasil

Rússia libera exportações de carne de mais dois frigoríficos brasileiros

Rússia aceita receber carnes já embarcadas de frigoríficos impedidos de exportar

Rússia dará resposta sobre embargo a frigoríficos brasileiros em 15 dias

Rússia suspende temporariamente importações de carne de mais de 80 frígoríficos brasileiros