Rússia libera exportação de 6 frigoríficos brasileiros
O site do Serviço Federal de Vigilância Sanitária e Fitossanitária da Rússia (Rosselkhoznadzor) publicou oficialmente nesta sexta-feira (11), a liberação de seis frigoríficos brasileiros exportadores de carne bovina. “O resultado deste processo deve-se às ações do ministério e do setor produtivo nacional no atendimento dos requisitos russos”, destacou o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Antônio Andrade.
Os estabelecimentos liberados estão em quatro estados brasileiros: São Paulo (JBS e Frigol), Mato Grosso do Sul (JBS e Marfrig), Goiás (JBS) e Mato Grosso (JBS). Vale destacar a liberação do frigorífico do JBS na unidade federativa do Mato Grosso, estado que até recentemente tinha restrições do governo russo.
Segundo o secretário de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura (SRI/Mapa), Marcelo Junqueira, a boa notícia contrapõe restrições anteriores. “Isso fará com que o abastecimento russo seja reforçado e as exportações brasileiras continuem sendo incrementadas como já vinha ocorrendo ao longo deste ano. Em 2013, o crescimento em volume de carne bovina exportada em relação ao ano anterior foi de 21% no acumulado de janeiro a setembro. Há previsão de que nesse ano o Brasil bata recorde, em valor, nas exportações de carne bovina”, afirmou Marcelo.
O secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, Rodrigo Figueiredo, informa que aguardará comunicado oficial do Rosselkhoznadzor para autorizar os embarques das empresas habilitadas.
Fonte:
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
11/10/2013 19:13
Artigos Relacionados
Rússia libera exportações de carne de mais dois frigoríficos brasileiros
Rússia dará resposta sobre embargo a frigoríficos brasileiros em 15 dias
Rússia suspende temporariamente importações de carne de mais de 80 frígoríficos brasileiros
Rússia revoga restrição temporária a fornecimento de carne por cinco frigoríficos brasileiros
Serviço veterinário da Rússia visita frigoríficos no Brasil
Ministério envia laudos de frigoríficos solicitados pela Rússia