Ministério financiará projetos de infraestrutura turística de 65 destinos
O Ministério do Turismo divulga, nesta sexta-feira (25), no Sistema de Convênios (Siconv) um programa para que municípios dos 65 destinos indutores de desenvolvimento regional enviem propostas de obras de infraestrutura turística a serem analisadas e, se aprovadas, financiadas pela pasta.
“Os projetos de obras financiados pelo Ministério do Turismo passarão a fazer parte de um banco. Ele será usado para balizar o planejamento de aplicação dos recursos orçamentários da pasta para 2012”, diz o secretário executivo, Valdir Simão, encarregado de conduzir o processo. Com o banco formado, o ministério também atuará como articulador, entrando em contato com outras pastas para a captação de recursos.
Serão selecionadas propostas que contemplem todas as fases de desenvolvimento de projeto, inclusive estudos preliminares, projeto básico, licenciamento e aprovação e que envolvam condicionantes ambientais, sociais, legais, entre outras.
Os 65 destinos indutores, que incluem todas as capitais brasileiras, são municípios trabalhados pelo Ministério do Turismo para alcançarem padrão internacional de qualidade. Há quatro anos, eles são objeto de avaliação por meio do Estudo de Competitividade Turística realizado pelo ministério em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Treze dimensões são analisadas: infraestrutura geral, acesso, serviços e equipamentos turísticos, marketing e promoção do destino, políticas públicas, cooperação regional, monitoramento, economia local, capacidade empresarial, aspectos sociais, aspectos ambientais, aspectos culturais.
Fonte:
Ministério do Turismo
25/11/2011 12:37
Artigos Relacionados
Entidades têm até esta 5ª feira para cadastrar projetos de infraestrutura turística no Siconv
Infraestrutura turística de São Paulo recebe investimentos
Cananéia reforça infraestrutura turística com recursos de SP
Congresso aprova recursos para infraestrutura turística
Ibirá recebe recursos para obras de infraestrutura turística
Estado libera mais de R$ 30 milhões para infraestrutura turística