Ministério indica normas para plantio de mamão e coco
O zoneamento agrícola do mamão (para seis estados e o Distrito Federal), e do coco (para Bahia, Espírito Santo, Goiás e Tocantins), foi publicado no Diário Oficial da União da última sexta-feira (20). As normas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, estabelecidas nas Portarias nº 269 a 278, indicam as áreas aptas e períodos de plantio com menor risco climático para as duas culturas.
O zoneamento do mamão para Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal recomenda solos profundos, permeáveis e com maior teor de matéria orgânica.
Nesse caso, as baixas temperaturas afetam o volume da produção. No Brasil, são cultivados o mamão comum, dois tipos de papaia e o formosa. O fruto é plantado em quase todos os estados. Bahia e Espírito Santo são responsáveis por mais de 80% da produção nacional, 1,9 milhão de toneladas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Já o coqueiro pode ser cultivado em diferentes tipos de solo, mas tem melhor desenvolvimento em solos arenosos e em regiões com volume de chuva em torno de 1.500 mm. A cultura irrigada é recomendada para os estados de Goiás e Tocantins. A produção goiana está em torno de 15,5 milhões de frutos, correspondendo a 0,8% da produção nacional. Em Tocantins, o cultivo do coco encontra-se em expansão.
Fonte:
Ministério da Agricultura
Saiba mais sobre agricultura no Portal Brasil.
23/08/2010 20:38
Artigos Relacionados
Ministério da Agricultura indica áreas para plantio de palma forrageira, mamão e caju
Ministério da Agricultura indica áreas para plantio de caju
Ministério da Agricultura indica áreas para plantio de três culturas
Ministério indica as condições adequadas para o plantio de milho e caju no País
Agricultura publica áreas de plantio para maracujá, amendoim e mamão
Zoneamento agrícola orienta plantio de mamão em 11 estados e no DF