Ministério investe R$ 1 mi para fortalecer a Rota das Emoções



O Ministério do Turismo vai destinar R$ 1 milhão para criar um plano de desenvolvimento para o turismo da Rota das Emoções, um roteiro que inclui os estados do Ceará, Maranhão e Piauí - e destinos consagrados como Jericoacoara, Lençóis Maranhenses e o Delta das Américas. O recurso é proveniente do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), por meio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

“O estudo vai ajudar o governo federal, estados e municípios a investirem seus recursos de forma precisa nos municípios da região, de acordo com a necessidade de cada um. Nossa aposta é que o turismo leve mais desenvolvimento a uma região repleta de belezas naturais”, afirmou o ministro do Turismo, Gastão Vieira.

O plano será executado pelo Consórcio Espanhol THR,T4 e Aciona Ingieneria e incluirá informações como gastos e permanência média do turista, a capacidade dos estabelecimentos para receber os visitantes, empregos gerados e o mercado turístico atual da Rota das Emoções. O plano de desenvolvimento também inclui a apresentação de novos produtos e ações para desenvolver o turismo no local. O prazo para a entrega do trabalho é setembro de 2014.

A rota é composta por 14 municípios, entre eles, Camocim (CE), Jijoca de Jericoacoara (CE), Parnaíba (PI), Barreirinhas (MA) e existe desde 2005.  A rota das emoções é constituída por uma área de 10 mil km2, com população de 495 mil habitantes A rota inclui roteiros no rio Preguiças (MA), dunas e lagoas de água doce, o delta do Parnaíba (terceiro maior delta do mundo) e belas praias, além do parque Nacional de Jericoacoara com suas dunas. A mistura de paisagens é o que mais impressiona o turista, que pode completar a rota em diversos meios de transporte como em veículos 4x4 e lanchas rápidas.

Fonte:
Ministério do Turismo



22/01/2014 16:11


Artigos Relacionados


Embratur leva turistas italianos a percorrer Rota das Emoções no Nordeste

Ministério vai liberar verba para fortalecer segurança das cidades

Ministério firma convênio para fortalecer a atividade agropecuária em MG

Ministério assina acordo com rede de supermercados para fortalecer cadeia produtiva da pesca

Ministério do Turismo investe para despoluir praias

Ministério da Justiça investe na compra de equipamentos para perícia