Ministério assina acordo com rede de supermercados para fortalecer cadeia produtiva da pesca
O Ministério da Pesca e Aquicultura e a rede de supermercados Walmart assinaram, em São Paulo (SP), memorando de entendimento para promoção da pesca e aqüicultura, visando fortalecer a cadeia produtiva e estimular ações de varejo. As prioridades da rede Walmart serão a produção de espécies amazônicas e cultivo de peixes em águas da União, sempre em conformidade com ações de sustentabilidade. O documento foi firmado durante o Fórum de Varejo 2010 – Walmart Brasil Um Olhar para o Futuro.
Entre as metas da parceria estão a promoção da sustentabilidade na cadeia produtiva; organização, capacitação e assistência técnica de agentes da pesca e aqüicultura e desenvolvimento de ferramentas e mecanismos para a rastreabilidade e rotulagem ambiental.
Segundo o presidente do grupo Walmart, Hector Núnez, a parceria com o Ministério da Pesca deverá resultar na ampliação da oferta de produtos da pesca e aqüicultura em toda a rede, muitos deles vindos da Amazônia. Núnez ressaltou que o trabalho pretende aliar desenvolvimento e sustentabilidade, visão que a rede procura desenvolver nos produtos com os quais trabalha.
O convênio terá a duração de cinco anos, podendo ser prorrogado conforme entendimento mútuo entre as partes. Técnicos das duas instituições vão compor grupo de trabalho para pôr em prática as ações necessárias. O acordo não prevê a liberação de recursos financeiros. As iniciativas serão de ordem técnica, a partir do trabalho já executado pelas partes.
Fonte:
Ministério da Pesca e Aquicultura
Saiba mais sobre pesca no Portal Brasil.
17/08/2010 20:17
Artigos Relacionados
Reunião debate ações para fortalecer cadeia produtiva do arroz
Ministério assina acordo para criar rede de planejamento e orçamento com estados
Estado assina acordo para fortalecer a co-geração de energia
SP assina acordo para fortalecer co-geração de energia com bagaço da cana
Embrapa promove capacitação para cadeia produtiva da uva
Inscrições para interessados em desenvolver cadeia produtiva do biodiesel vão até dia 20