Ministério promove reunião internacional sobre pecuária sustentável



O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) promove, desta terça (17) a sexta-feira (20), a 1ª Reunião Global sobre Pecuária Sustentável. O evento será realizado na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA), em Brasília, em parceria com o Ministério Holandês de Assuntos Econômicos, Inovação e da Agricultura e a Organização Mundial das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). A CNA e a Empresa Brasileira de Agropecuária (Embrapa) apoiam a iniciativa.

O objetivo do encontro é elaborar uma agenda global com orientações e recomendações para tornar a cadeia da pecuária mais sustentável no mundo. O documento pretende racionalizar a utilização dos recursos naturais, por meio da adoção de boas práticas, tanto pelo setor público quanto pelo privado. A proposta surgiu durante a reunião do Comitê de Agricultura (Coag), realizada em 2010. O grupo de discussão é formado por Brasil, Etiópia, Índia, Nova Zelândia, Países Baixos, China e Estados Unidos.

“O evento é uma ótima oportunidade para mostrarmos ao mundo que fazemos uma pecuária sustentável, capaz de compatibilizar produção de carne e leite com preservação do meio ambiente. Temos a maior cobertura vegetal nativa do mundo e produzimos de forma racional, com uma agenda de bem-estar animal fortemente inserida no processo produtivo e aliada à responsabilidade ambiental”, afirma o chefe da Divisão de Agricultura Conservacionista do Ministério da Agricultura, Maurício de Oliveira.

A programação prevê palestras técnicas com representantes da FAO, do Banco Mundial e da Embrapa, entre outras instituições. Serão debatidos temas como mudanças climáticas, pecuária e uso da terra e prioridades temáticas regionais.

O coordenador  de  Manejo  Sustentável  dos  Sistemas Produtivos do Ministério da Agricultura, Elvison Ramos, apresentará as políticas públicas no Brasil para o desenvolvimento da pecuária sustentável e, principalmente, as medidas previstas pelo Programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC) para o setor.

 

Programa ABC

O Programa ABC promove a difusão de seis práticas agrícolas sustentáveis para serem adotadas pelos agricultores nos próximos anos. O objetivo principal é reduzir a emissão de carbono e de gases de efeito estufa, que provocam o aquecimento da terra e aceleram as mudanças climáticas.

A iniciativa prevê investimentos de R$ 2 bilhões na adoção de ações como Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), recuperação de pastos degradados e o plantio direto na palha. Esses procedimentos influenciam diretamente a pecuária, pois transformam terras desgastadas em áreas produtivas para a criação de gado, permitem a conservação da água e oferecem sombreamento para os animais.

O Ministério da Agricultura pretende recuperar, em dez anos, 15 milhões de hectares, além de aumentar a utilização do sistema ILPF em quatro milhões de ha. A previsão é que com o uso da técnica o volume de toneladas de dióxido de carbono (CO2) diminua entre 18 e 22 milhões no período.

 

Fonte:
Ministério da Agricultura



17/05/2011 16:19


Artigos Relacionados


Meio Ambiente promove seminário internacional sobre consumo sustentável

CNPq promove reunião sobre cooperação internacional

Ministério promove reunião sobre recursos humanos em saúde

Ministério da Justiça promove debate internacional sobre proteção de dados pessoais

Agricultura e FAO promovem workshop internacional sobre recursos naturais na pecuária

SAE apresenta projeto voltado para a pecuária sustentável