Ministério responde ao cidadão na metade do prazo previsto
De janeiro a dezembro, o Ministério do Turismo atendeu 329 demandas pela Lei de Acesso à Informação (LAI), segundo relatório da Controladoria Geral da União.
Conforme a legislação, a Ouvidoria do MTur tem 20 dias para atendimento de cada demanda, mas está respondendo às dúvidas dos cidadãos na metade do prazo estabelecido em lei: o tempo médio de resposta é de dez dias. A Lei de Acesso à Informação foi publicada em novembro de 2011.
A maior parte dos solicitantes são pessoas físicas (95%) e estão no Distrito Federal (26%) e em São Paulo (22%).
Segundo o ouvidor do MTur, José Raimundo Machado, esses dados podem ser explicados pelo fato do DF ser a sede do poder político do País e São Paulo ter a maior população do Brasil.
Ao longo do ano, os pedidos de informação que chegaram ao MTur diminuíram de 54, em janeiro, para 41, em outubro de 2013, chegando a apenas 11 solicitações no mês de novembro.
“Podemos atribuir essa queda à transparência que o ministério tem dado às suas ações. O MTur ganhou dois prêmios da CGU, este mês, pela criação e implantação dos sistemas de Acompanhamento dos Contratos de Repasse (SIACOR) e de Demandas Externas (SDE) do MTur, ferramentas que facilitam o acesso às informações da pasta”, explica Machado.
Perfil
O grau de instrução dos cidadãos que procuram a ouvidoria é alto. A maioria tem ensino superior completo (52%) e pós-graduação (17%). Uma parcela menor (11%) tem ensino médio e cerca de 10% são mestres e doutores.
Os homens têm sido mais ativos que as mulheres na solicitação de informações. Eles são responsáveis por 63% dos pedidos, enquanto as mulheres fizeram 31% dos requerimentos.
Fonte:
Ministério do Turismo
15/12/2013 12:11
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