Ministério reúne gestores do Cadastro Único no AM e SC
Identificar estratégias que melhoram os processos de inclusão e atualização cadastral de famílias de baixa renda no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Com esse objetivo, representantes do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), com o apoio e a organização das coordenações estaduais do Cadastro Único, têm se reunido com gestores municipais para promover a troca de experiências sobre a gestão da base de dados. Nesta terça-feira (15) e na quarta (16), o encontro ocorrerá em Manaus (AM). Na quinta (17) e na sexta-feira (18), é a vez de Florianópolis (SC).
Segundo a coordenadora-geral de Gestão dos Processos de Cadastramento do MDS, Ana Gabriela Filippi Sambiase, a ação faz parte do Plano de Monitoramento da Gestão Municipal do Cadastro Único e tem o objetivo de gerar uma melhoria contínua na gestão dos processos. “A identificação de boas práticas tem como finalidade a divulgação das estratégias para os demais municípios, para socializar o conhecimento e permitir o aprimoramento da gestão em todo o território nacional”, afirmou.
Além disso, diz Ana Gabriela, as oficinas visam contribuir para a definição de uma equipe de referência do Cadastro Único, conforme o porte populacional do município. “Essa equipe deve ser escolhida pela capacidade de realizar as atividades inerentes aos processos de cadastramento de forma satisfatória”. Até o momento, a oficina já foi realizada com gestores do Rio de Janeiro, do Espírito Santo e de Alagoas.
Além do compartilhamento das estratégias dos municípios que têm os melhores indicadores da taxa de atualização do Cadastro Único, os participantes poderão propor, com o apoio de técnicos do MDS, soluções inovadoras para os problemas vivenciados. O Plano de Monitoramento da Gestão Municipal do Cadastro Único inclui ainda a aplicação de um questionário, reuniões com os estados e a utilização do aplicativo Monitora, para facilitar o acesso dos gestores às informações. Atualmente, o Cadastro Único possui informações de mais de 25 milhões de famílias em todo o país e é utilizado por 18 programas do governo federal.
Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
16/10/2013 17:14
Artigos Relacionados
Gestores do Bolsa Família devem atualizar cadastro até 30 de dezembro
Gestores estaduais são treinados para cadastro do Mais Ambiente
Alagoas sedia 1º Encontro Estadual de Gestores do Sistema Único de Assistência Social
Gestores municipais se reúnem no RJ para discutir Sistema Único de Assistência Social
ODACIR QUER LEVAR GESTORES EM DÉBITO PARA O CADASTRO DE DEVEDORES DA UNIÃO
MDS promove oficina sobre Cadastro Único em SC