ODACIR QUER LEVAR GESTORES EM DÉBITO PARA O CADASTRO DE DEVEDORES DA UNIÃO



Projeto apresentado pelo senador Odacir Soares (PFL-RO), alterando a lei orgânica do Tribunal de Contas da União, prevê a inscrição dos administradores responsáveis por dívidas vencidas e não pagas - cujo credor seja órgão ou entidade da administração federal - no cadastro informativo de créditos não quitados do setor público federal (Cadin).

No entender do senador, "além de corrigir a diferença de tratamento existente para devedores, em razão do valor maior ou menor do que determinado limite, a proposição objetiva contribuir para os esforços de reduzir o estoque de valores a receber pelo erário". Odacir lembra que a partir do aprimoramento dos sistemas informatizados, "o inadimplente para com o erário deixa de tomar proveito da falta de coesão entre as várias instâncias administrativas e passa a ser reconhecido pelo não cumprimento das suas obrigações para com a 'azienda' pública".

A proposta do senador por Rondônia terá seu mérito apreciado, em caráter terminativo, pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), depois que a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) se manifestar sobre sua constitucionalidade, juridicidade e correta técnica legislativa. Caso seja aprovado e não receba recurso para ratificação pelo plenário da Casa, o projeto, que tramita terminativamente, seguirá para apreciação pela Câmara dos Deputados.



27/03/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Para combater spread bancário, Agripino quer cadastro positivo de devedores e fim do IOF

Projeto de Suplicy cria cadastro de devedores de pensões alimentícias

Projeto de Suplicy cria cadastro nacional de devedores de alimentos

PROJETO DE CAMPOS EXCLUI MUTUÁRIOS EM ATRASO DO CADASTRO DE DEVEDORES

Gestores estaduais são treinados para cadastro do Mais Ambiente

AGU cria sala de conciliação para acordos com devedores da União