Ministérios da Educação e do Planejamento autorizam institutos federais a contratar professores e técnicos
Os institutos federais de educação, ciência e tecnologia estão autorizados a contratar docentes e técnicos administrativos para as escolas federais de educação profissional em funcionamento no País. A portaria interministerial dos Ministérios da Educação e do Planejamento, Orçamento e Gestão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (25).
A portaria altera anexos dos decretos do banco de professor-equivalente e do quadro de referência dos técnicos administrativos dos institutos federais. Na prática, a medida amplia o banco e o quadro de referência, permitindo que as instituições contratem, via concurso público, pelo menos 2.800 professores e 1.800 técnicos administrativos. Aqueles institutos que possuam concurso válido poderão convocar e nomear o candidato aprovado de imediato.
O banco de professor-equivalente e o quadro de referência de educação básica, técnica e tecnológica dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia foram criados por decretos em setembro de 2010. No entanto, o quantitativo de vagas previsto estava desatualizado em relação às novas escolas da rede federal.
Antes da existência do banco e do quadro de referência, as instituições necessitavam pedir autorização do Ministério do Planejamento cada vez que servidores se aposentavam ou se desligavam da escola.
Fonte:
Ministério da Educação
25/04/2011 15:13
Artigos Relacionados
Educação: Professores e técnicos desenvolvem planejamento 2006
Governo inaugura institutos federais de educação na segunda (27)
Institutos federais poderão formar profissionais de Educação
Institutos federais de educação vão capacitar 100 mil mulheres de baixa renda até 2014
Institutos federais de educação da região Norte oferecem formação aos haitianos
Institutos federais terão que oferecer cursos para profissionais de educação