Educação: Professores e técnicos desenvolvem planejamento 2006



Encontro analisa os novos desafios e metas para escolas públicas estaduais

Até sexta-feira, dia 3, serão analisados os novos desafios e metas para este ano nas escolas públicas estaduais de São Paulo

Momento de reflexão e de avaliação profunda para o ensino público estadual em São Paulo, que de hoje até sexta-feira, dia 3 de março, reúne o universo escolar – professores, diretores, dirigentes de ensino, gestores, conselhos de pais – para o Planejamento 2006. Providência que se repete a cada ano pela Secretaria de Estado da Educação, sob a organização da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP), o objetivo é, segundo a titular da CENP, Sônia Maria Silva, “ constatar os avanços já alcançados, analisar objetivamente as dificuldades e se comprometer com novos desafios e metas, tornando esses encontros instrumentos de renovação e avanços”.

Dada a peculiaridade de cada escola, que se destaca por sua própria história e trajetória, as reuniões de planejamento representam uma oportunidade para aprimorar a proposta pedagógica de cada unidade de ensino. Segundo a análise feita pela CENP, tal proposta deve ser elaborada de forma participativa, efetivada na prática educativa cotidiana, continuamente avaliada e redirecionada sempre que essa necessidade se apresentar. Os momentos reservados ao planejamento se constituem na oportunidade de fazer ajustes no conjunto de todo o trabalho pedagógico e, para tanto, é importante iniciar com algum tipo de avaliação, que vai apontar caminhos para a construção das novas metas.

Dentro da programação desenvolvida para esses três dias de planejamento, a equipe técnica da CENP entende que a atenção volta-se, principalmente, para a discussão de algumas ações desencadeadas pela SEE/CENP na rede de ensino. Além dos diversos mecanismos que cada escola pode possuir para incorporar a esta avaliação, serão trabalhados também o Progestão – Programa de Formação de Gestores – e o Saresp 2005 – Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar de São Paulo.

Todo esse processo permite a construção de um diagnóstico, no qual a escola pode vislumbrar as ações que consolidaram seus avanços e os desafios que se apresentam, indicando a necessidade de reescrever a proposta pedagógica. Também neste momento deve existir uma tomada de decisão quanto às prioridades de atuação, ações de intervenção, definição das equipes responsáveis, previsão de acompanhamento e avaliação contínua dessas novas ações.

Informações mais detalhadas sobre o Planejamento 2006 estão no link CENP
03/02/2006


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