Ministérios públicos da União e dos estados serão avaliados



Os ministérios públicos da União e dos estados podem fortalecer ainda mais sua atuação e sua imagem perante a população, segundo o ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, que participou, na manhã desta segunda-feira (21), do lançamento do II Diagnóstico do Ministério Público da União e dos Estados. O trabalho será comandado pela Secretaria de Reforma do Judiciário (SRJ) do Ministério da Justiça (MJ), e a primeira reunião do grupo já estava programada para a tarde desta segunda (21) .

“O diálogo (entre o Ministério Público e o Executivo) é importante. Uma instituição moderna precisa ser diagnosticada para identificar seus problemas, corrigir o que for preciso, e divulgar seus avanços. Esta auto-avaliação pode fazer com que o Ministério Público fique ainda mais próximo dos anseios da população”, considerou o ministro da Justiça.

Para o procurador-geral de Justiça, Roberto Gurgel, o diagnóstico é fundamental para que se conheça com profundidade a instituição, seja no âmbito da União ou dos estados. “A iniciativa proporciona um fortalecimento indispensável para que o Conselho Nacional do MP leve adiante sua missão de planejamento para um aperfeiçoamento da instituição”, defendeu.

O diagnóstico lançado nesta segunda-feira terá sua comissão formada por: três membros da Secretaria de Reforma do Judiciário do MJ, três do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), três do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais dos Ministérios Públicos dos Estados e da União e três da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp).

A avaliação é fruto de parceria e cooperação entre o MJ e os Ministérios Públicos Estaduais e da União e a primeira edição foi realizada em 2006.

Fonte:
Ministério da Justiça

 



21/06/2010 20:53


Artigos Relacionados


Denúncias de abusos contra crianças serão repassadas para os ministérios públicos

Hospitais privados brasileiros serão avaliados

Professores serão avaliados por assiduidade e eficiência

Estudantes em recuperação serão avaliados na terça

Alunos paulistas serão avaliados em novembro

Programas sociais do governo federal são avaliados por seus públicos