Ministra cumpre agenda do Dia da Consciência Negra no RJ



A ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros, participa do lançamento do Carimbo Comemorativo ao Dia Nacional da Consciência Negra, cuja imagem remete à logomarca da III Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, realizada em Brasília, no início deste mês.

Na mesma cerimônia, será emitido o Selo da ‘Exposição Filatélica Mundial Brasiliana 2013’, que tem chancela da Federação Internacional de Filatelia (FIP), e fica em cartaz até 25 de novembro, no Pier Mauá, Zona Portuária do Rio de Janeiro.

Principal evento do calendário filatélico nas Américas, a Exposição terá a participação de 73 países. A Brasilianas 2013 faz parte das comemorações dos 350 anos da Empresa de Correios e Telégrafos (ECT), instituição parceira da SEPPIR no âmbito da campanha 'Igualdade racial é pra valer'.

Centro Cultural José Bonifácio

O ato é parte da agenda que a ministra cumpre no Rio de Janeiro por ocasião do 20 de Novembro – Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. Às 15h, ela participa, com o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paz, da reinauguração do Centro Cultural José Bonifácio. O casarão integra o Circuito Histórico e Arqueológico da Celebração da Herança Africana, um conjunto de espaços marcantes para a memória da cultura afro-brasileira, do qual fazem parte também o Cais do Valongo, os Jardins do Valongo, a Pedra do Sal, o Largo do Depósito e o Instituto Pretos Novos.

Cidadã do Rio de Janeiro

Fechando a programação na quinta-feira (21/11), às 18h30, a ministra recebe o título de “Cidadã do Estado do Rio de Janeiro”, na Assembleia Legislativa carioca (Alerj). A deputada Estadual Cida Diogo (PT-RJ) é a autora da iniciativa de concessão da comenda à ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR-PR), Luiza Bairros.

Exposição SEPPIR 10

O Centro Cultural José Bonifácio foi restaurado dentro do programa Porto Maravilha Cultural e será entregue aos cariocas com uma reprodução da ‘Exposição SEPPIR 10 – Uma década de igualdade racial’. Lançada na III Conapir, a mostra proporciona um passeio pelas ações desenvolvidas nos últimos dez anos pela SEPPIR, parceiros governamentais e entidades da sociedade civil, em torno das políticas de promoção da igualdade racial e questões a elas relacionadas. A abordagem do tema é feita por meio da compilação de cartazes, banners, publicações, fotografias, entre outros materiais gráficos. No Centro Cultural José Bonifácio, a Exposição SEPPIR 10 fica em cartaz até o início de dezembro.

O palacete histórico n° 80, da rua Pedro Ernesto, na Gamboa, foi inaugurado em 1877 como primeiro colégio público da América do Sul. Hoje, também conhecido como Centro de Memória e Documentação Brasileira, é sede do Centro de Referência da Cultura Afro-brasileira, único no gênero na América Latina.

Reaberto, o José Bonifácio deverá intensificar sua vocação como centro de referência da cultura afro-brasileira. Equipado com biblioteca, área para concertos, o espaço também oferece cursos, feira de livros, exibição de filmes e vídeos, oficinas de arte, seminários, exposições e espetáculos teatrais e musicais, além de estabelecer intercâmbio com instituições similares do país e do exterior. Em suas instalações funcionam a Galeria de Arte Heitor dos Prazeres; o Teatro Ruth de Souza, com capacidade para 150 espectadores; e o espaço Cine Vídeo Grande Othelo, com 60 lugares.

Fonte:

Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial



19/11/2013 10:58


Artigos Relacionados


Agenda do CIC aborda Dia da Consciência Negra

Dia Nacional da Consciência Negra

Ações marcam dia da Consciência Negra

Dia da Consciência Negra é celebrado em Alagoas

Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro

Pinacoteca comemora Mês da Consciência Negra