Ministra de Relações Institucionais fala sobre a Votação do Orçamento de 2014
De acordo com a ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, o calendário apertado e a nova dinâmica de votação dos vetos estão interferindo diretamente na votação da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2014, mas ela não descarta a votação ainda neste ano. “Orçamento está com calendário extremamente apertado, tivemos atrasos decorrentes da tramitação do Orçamento Impositivo e da entrega de relatórios setoriais, como o da Receita, que é pré-requisito para a votação da lei orçamentária. Os relatórios setoriais, por exemplo, se não forem apreciados até esta quarta-feira (11), diminuem ainda mais a possibilidade de ter a votação do Orçamento no plenário do Congresso Nacional”.
Apesar do alerta, a ministra lembra que os parlamentares podem fazer acordo para que a votação aconteça. “Sem os setoriais, o relator pode apresentar sua proposta direto no plenário, desde que façam um amplo acordo”. Outro ponto que neste ano está reduzindo ainda mais o tempo para apreciação da LOA 2014 é a nova dinâmica de apreciação dos vetos.
Segundo Salvatti, na terça-feira (10) houve uma sessão para apreciação dos vetos, mas dia 19 já haverá novas matérias dessa natureza trancando a pauta do Congresso. “Por isso, só temos até o dia 18 para negociar a aprovar o Orçamento do ano que vem” enfatizou.
Em relação ao Orçamento Impositivo, um dos itens que atrasou a tramitação da LDO 2014, a ministra Ideli Salvatti assegurou que o compromisso assumido pela presidenta da República, Dilma Rousseff, está mantido, desde que assegurados os 15% da receita corrente líquida do Orçamento para a saúde. “Apesar de já termos constatado que a PEC não será votada neste ano, a presidenta Dilma mantém o acordo, mesmo que o Orçamento seja votado antes, até porque o projeto de lei da LDO 2014 já foi construído como se a PEC estivesse aprovada. Ou seja, a LDO já está adaptada à PEC, o que não interfere na ordem de votação”.
Marco Civil da Internet
Entre os projetos em tramitação no Congresso Nacional e que demandaram negociações entre o Planalto e os parlamentares, a ministra Ideli Salvatti sinalizou que ainda não há consenso para a votação do Marco Civil da Internet (PL 2.126/11). “Nós fizemos reunião com o relator (deputado Alessandro Molon) e todas as bancadas em busca de acordo. O PMDB não quis participar e ainda foi anunciado um movimento para impedir a votação. Ainda estamos buscando diálogo com o partido”, disse Ideli.
Fonte:
Secretaria de Relações Institucionais
11/12/2013 13:05
Artigos Relacionados
No primeiro dia de trabalho, nova ministra das Relações Institucionais se reúne com Sarney
Impasse sobre Orçamento impositivo dificulta votação da lei orçamentária de 2014
Comissão de Relações Exteriores apresenta três emendas ao Orçamento de 2014
Secretaria de Relações Institucionais faz balanço de 2013
Governo tem novo ministro de Relações Institucionais
Ministros da Fazenda e das Relações Institucionais debatem CPMF com presidente da CCJ