Ministra destaca avanços e desafios, ao anunciar a 2ª Conferência Nacional LGBT
Com a intenção de tornar o Brasil um país livre da pobreza e da discriminação, promovendo a cidadania, a 2ª Conferência Nacional de Políticas Públicas e Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT), que vai acontecer em Brasília entre os dias 15 a 18 de dezembro, vai debater o tema da igualdade de gêneros. Coordenada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), a conferência será presidida pela ministra Maria do Rosário, que fará a abertura do evento.
Para ela, afirmar o Brasil como um País que enfrenta a pobreza, as desigualdades e a discriminação é um compromisso do governo federal ao convocar o encontro. “O ano de 2011 pode ser considerado um marco da nossa árdua e constante luta pela afirmação dos direitos da comunidade LGBT e contra todos os tipos de discriminações”, afirmou a ministra.
Também em 2011, o Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou uma resolução reconhecendo a extensão da universalidade dos direitos humanos a LGBTs sem possibilidade de nenhuma distinção excludente, com um destaque especial ao Brasil. “Todos os dias, lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais são vítimas de constrangimentos, atitudes violentas e até levados a morte. Não é possível que crimes motivados pelo ódio sejam tolerados no País da diversidade”, afirma a ministra.
Nos últimos nove anos, segundo Maria do Rosário, aconteceram os maiores avanços da história do Brasil no campo de direitos da população LGBT. “Tivemos o programa Brasil sem Homofobia, realizamos a 1ª Conferência Nacional e foi elaborado, com ampla participação da sociedade, o Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de LGBT”, citou.
Confira aqui a programação do evento.
Fonte:
Secretaria de Direitos Humanos
09/12/2011 15:38
Artigos Relacionados
Brasil falará sobre desafios e avanços na área de saúde durante conferência da ONU
Após conferência, mais de 90 diretrizes serão encaminhadas ao Plano Nacional LGBT
Alcântara destaca avanços na conservação do patrimônio nacional
Arruda destaca avanços do Plano Nacional de Segurança
Serys destaca conferência nacional de segurança pública
Conferência aborda educação e cultura LGBT