Alcântara destaca avanços na conservação do patrimônio nacional



Ao ressaltar a crescente conscientização da população quanto à importância de preservar o patrimônio cultural e histórico do Brasil, o senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) destacou o Programa de Revitalização de Sítios Históricos e o Programa Monumenta, ambos executados pelo governo federal em várias cidades do país, com o objetivo de conservar e proteger bens valiosos para a memória nacional.

O senador disse que a organização dos países em blocos regionais já apresenta reflexos no ambiente cultural, enfatizando a existência do Dia do Patrimônio Cultural do Mercosul, instituído em 1996 pelos ministros da Cultura dos países integrantes do bloco. A comemoração, acrescentou Alcântara, deve acontecer no dia 17 de setembro de cada ano.

O senador elogiou a atuação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em favor da conservação dos bens e monumentos importantes no país por meio de normas que, entre outras determinações, estabelecem penalidades para cidadãos que venham a desrespeitar as regras de proteção aos bens considerados valiosos.

Como resultado da ação de homens públicos e de pessoas preocupadas com a memória nacional, disse Alcântara, vários tombamentos foram realizados no Brasil e duas cidades - Brasília e Diamantina - foram reconhecidas como Patrimônio da Humanidade, título conferido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

18/09/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


ALCÂNTARA DESTACA AVANÇOS DE ENCONTRO SOBRE CLIMA EM HAIA

Arruda destaca avanços do Plano Nacional de Segurança

Ministra destaca avanços e desafios, ao anunciar a 2ª Conferência Nacional LGBT

Unesco diz que houve poucos avanços na conservação de Brasília desde 2001

Prefeito de Ouro Preto pede apoio a Sarney para conservação do patrimônio histórico

Alcântara diz que é preciso preservar patrimônio natural do país