Ministra Miriam Belchior fala sobre planejamento e monitoramento de ações



A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, participou nesta sexta-feira (6), em Limeira (SP), do seminário "O desafio do sistema integrado de Planejamento e Gestão Pública – Articulação entre planejamento estratégico, orçamentário e participação popular", promovido pela prefeitura do município, no auditório do Instituto Superior de Ciências Aplicadas (Isca).

Miriam Belchior apresentou palestra sobre Planejamento e Monitoramento, onde falou sobre o processo de governar, que resulta do jogo de atores em interação, conflito, cooperação e alianças, os quais têm suas próprias estratégias e sua particular visão da realidade.

Durante a apresentação, a ministra explicou que o ato de governar implica em equacionar simultaneamente três grandes variáveis: Programa de Governo, Capacidade de Governo e Governabilidade, conforme sistematizado originalmente pelo economista chileno Carlos Matus no modelo "Triângulo de Governo".

"Governabilidade é a relação entre as variáveis que o governo controla e as que escapam do seu controle. Quanto mais variáveis decisivas um governo controla, maior sua liberdade de ação e, em consequência, sua governabilidade", afirmou a ministra do Planejamento, acrescentando que o processo é, portanto, uma busca permanente do equilíbrio do Triângulo de Governo e que para se atingir os objetivos gerais é necessário governar com a melhor utilização das variáveis.

Miriam Belchior também falou sobre a importância do monitoramento, que consiste no acompanhamento contínuo da execução físico-financeira. O desenvolvimento dessa atividade garante a execução do plano, dentro dos recursos e prazos disponíveis, antecipando problemas e propiciando ajustes rápidos cada vez que se identificar sinal de que qualquer operação pode ser comprometida.

Durante entrevista coletiva a imprensa, a ministra disse ainda que cada vez mais se implementam instrumentos de transparência para garantir informações públicas ao cidadão. "Seja o orçamento participativo, a participação direta, ou através da internet. No governo federal tem o Portal da Transparência que mostra o andamento dos projetos", disse.

No caso do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), Miriam Belchior lembrou que de quatro em quatro meses são feitos relatórios com o andamento das obras e que todas essas informações estão na internet "exatamente para garantir essa maior participação e conhecimento da população."

Ao final, a ministra agradeceu a oportunidade e parabenizou o prefeito Paulo Hadich. "Parabenizo o prefeito pela iniciativa de não fazer disso uma atividade de Limeira, mas de convidar os demais prefeitos da região", ressaltando a importância das prefeituras buscarem melhorar a capacidade de realizar, planejar e monitorar suas ações.

Fonte:
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão



06/12/2013 18:52


Artigos Relacionados


Governo quer Plano Plurianual como ferramenta de monitoramento de suas ações, diz Miriam Belchior

Ministra Miriam Belchior parabeniza servidores

Senadores querem ouvir Miriam Belchior sobre prioridades do PAC

Parlamentares vão ouvir Miriam Belchior sobre cortes orçamentários

Miriam Belchior critica sugestão de utilizar multa adicional sobre FGTS na saúde

Ministra do Planejamento fala do PAC