Ministra pede recursos no Orçamento para monitorar aplicação da Lei Maria da Penha



Durante a sessão solene do Congresso Nacional realizada nesta quinta-feira (30) para registrar a passagem do Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher, a ministra Nilcéa Freire, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, pediu aos parlamentares que destinem recursos, no próximo Orçamento da União, para a criação de um observatório nacional com a finalidade de monitorar a aplicação da Lei Maria da Penha, destinada a prevenir e punir a violência doméstica e familiar contra as mulheres.

A ministra informou que a criação do observatório foi determinada pelo Conselho Nacional de Direitos das Mulheres. O órgão se destinará a monitorar a aplicação da lei em todo o território nacional. O observatório será financiado com parte dos recursos da União destinados à Secretaria Especial de Políticas para Mulheres.

Nilcéa Freire destacou que a Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06) entrou em vigor em setembro passado e vem encontrando muitas resistências na sociedade, inclusive acusações de inconstitucionalidade. A ministra afirmou que não se surpreende com esse fato, porque a tentativa de desqualificação dessa lei é a mesma que vem sendo feita contra as mulheres em geral ao longo da História.

A ministra considera que a Lei Maria da Penha já é uma lei vitoriosa no país e contou ter ouvido da presidenta do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Ellen Gracie, que "não há lei mais constitucional" do que a Lei Maria da Penha e que se trata de uma legislação que corresponde firmemente aos princípios constitucionais da Nação.

Nilcéa Freire também elogiou os bons resultados conseguidos pela Central de Atendimento à Mulher, que completou um ano em 25 de novembro. Segundo a ministra, a central, que recebe uma média de três mil chamadas por mês, já garantiu que muitas vidas fossem salvas.



30/11/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aplicação da Lei Maria da Penha ainda depende de julgamentos no Supremo, diz ministra

Para Arthur Virgílio, momento exige aplicação mais rigorosa da Lei Maria da Penha

Para ministra, pesquisa DataSenado evidencia acerto da Lei Maria da Penha

Aplicação da Lei Maria da Penha ainda é um desafio, diz Ana Rita

Pesquisadoras relatam falta de uniformidade na aplicação da Lei Maria da Penha

Aplicação da Lei Maria da Penha enfrenta problemas, avalia Ana Rita