Ministra se reúne com especialistas em afrodescendência da ONU



A ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros, se reúne nesta sexta-feira (13), no Rio de Janeiro, com o Grupo de Trabalho das Nações Unidas sobre Afrodescendentes.

Em visita a cidades brasileiras desde o dia 3 de dezembro, o GT tem a missão de examinar questões relacionadas aos direitos humanos dos afrodescendentes brasileiros.

O relatório final do Grupo de Trabalho, contendo todas as conclusões e recomendações, será apresentado ao Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas em 2014.

Às 11h, os participantes do encontro recebem a imprensa para apresentação de um balanço da missão.  A coletiva acontece no Centro de Informação das Nações Unidas (UNIC Rio), no Palácio Itamaraty, Avenida Marechal Floriano 196 – Centro, Rio de Janeiro.

O Grupo de Trabalho visitou Brasília, Recife, Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro, onde se reuniram com autoridades federais, estaduais e municipais, assim como com representantes da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), organizações não governamentais, acadêmicos e comunidades de afrodescendentes, incluindo grupos religiosos de ancestralidade africana.

O GT visitou também quilombos, terreiros e favelas e esteve com representantes da polícia em um centro de detenção para saber mais sobre as experiências de afrodescendentes em conflito com a lei.

As especialistas abordaram questões relacionadas com pobreza, estigmatização, desigualdade, acesso a saúde, educação e justiça, participação nos processos políticos e o direito dos afrodescendentes à propriedade.

Também conversaram sobre manifestações contemporâneas de racismo, xenofobia e discriminação no Brasil, com foco especial na discriminação múltipla que mulheres e homens jovens afrodescendentes enfrentam.

Estabelecido em 2002 pela então Comissão de Direitos Humanos, após a Conferência Mundial contra o Racismo, realizada em Durban, em 2001, o Grupo de Trabalho é composto por cinco especialistas independentes, servindo em suas capacidades pessoais: Verene Shepherd (Jamaica), relatora-presidenta; Monorama Biswas (Bangladesh); Mireille Fanon-Mendes-France (França); Mirjana Najcevska (Antiga República Iugoslava da Macedônia) e Maya Sahli (Argélia).

Fonte:

Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República 



12/12/2013 15:52


Artigos Relacionados


Prefeito de Bom Jesus da Lapa se reúne com ministra da Igualdade Racial

Governo do Rio Grande do Sul se reúne com ministra-chefe da Casa Civil

Jucá se reúne com ministra do Planejamento para discutir Orçamento

No primeiro dia de trabalho, nova ministra das Relações Institucionais se reúne com Sarney

Grupo de trabalho contra a impunidade se reúne com ministra Ellen Gracie

CPI dos Transgênicos reúne especialistas em agricultura