Ministro anuncia centros de esportes para cidades de SP



O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, anunciou nesta segunda-feira (21) investimentos em infraestrutura esportiva em três cidades do Estado de São Paulo. Durante as visitas a Taboão da Serra, Embu das Artes e Itapecerica da Serra, falou sobre a construção de uma unidade do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) em cada um dos municípios.

Rebelo debateu ainda a importância da democratização do esporte e destacou o compromisso do governo federal de nacionalizar os benefícios gerados pelos grandes eventos esportivos que serão realizados no Brasil.

O Ministério do Esporte desenvolveu a concepção do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) dentro da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Os Centros de Iniciação ao Esporte têm como objetivo ampliar a oferta de infraestrutura de equipamento público esportivo qualificado, incentivando a iniciação esportiva em territórios de alta vulnerabilidade social das grandes cidades brasileiras. O projeto integra, num só espaço físico, atividades e a prática de atividades voltadas ao esporte de alto rendimento, estimulando a formação de atletas entre crianças e adolescentes. O equipamento tem a capacidade de atender até 3 mil pessoas por semana.

Em Taboão da Serra, Aldo destacou o trabalho do governo federal para nacionalizar o legado dos grandes eventos. Ele foi recebido na sede da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer pelo prefeito Fernando Fernandes Filho, pelo vice-prefeito Laércio Lopes, pelo secretário de Esportes, Fábio Fernandes. "Nós procuramos transformar a Copa do Mundo e as Olimpíadas não apenas em grandes festas do esporte, mas também em herança, que chamamos de legado, para o País", disse o ministro. "Estamos construindo quadras, levando Centros de Iniciação do Esporte para mais de 200 cidades no Brasil, implantamos o programa Atleta na Escola", citou.   

Para o prefeito Fernando Fernandes, o Centro de Iniciação ao Esporte, além da missão na área esportiva, proporciona comodidade para a população, que tem um local para prática de atividade física. "As mães de nossa cidade poderão ficar tranquilas pois seus filhos estarão no Centro de Esporte cuidando da saúde e longe dos males das ruas", apostou o prefeito.

De Taboão da Serra, o ministro seguiu para Embu das Artes, onde visitou, ao lado do prefeito Chico Brito e do vice-prefeito Nataniel Carvalho, o Estádio Municipal Hermínio Espósito e a Academia Pública de Musculação, que foi equipada graças a recursos do Ministério do Esporte.

Após anunciar a construção de um CIE, o ministro ressaltou os investimentos do governo federal, que geram benefícios permanentes para a população. "O esforço é que os eventos passem e o Brasil fique com as melhorias em infraestrutura esportiva e urbana, aeroportos, mobilidade, além das arenas multiuso que estarão prontos para a Copa", disse.

Brito agradeceu o apoio da pasta, possibilitando a estruturação do município e fortalecendo o programa Esporte Cidadão, que já atendeu 8 mil pessoas em 29 modalidades desde 2009. "O município de Embu das Artes aposta no esporte como fonte de saúde das pessoas, e o governo federal é grande parceiro nesse caminho", afirmou Brito.

Em seguida, em Itapecerida da Serra, Rebelo debateu projetos esportivos para o município e anunciou a construção do Centro de Iniciação ao Esporte para o município. Ao lado do prefeito Amarildo Gonçalves, do secretário de Esporte, José Carlos de Oliveira, e do presidente da Câmara Municipal, Cícero Costa, o ministro destacou as melhorias que o equipamento trará para a região, como a capacitação para receber equipes em treinamento para os Jogos Olímpicos.

"Muitas cidades brasileiras devem estar preparadas para receber as delegações para as Olimpíadas", comentou o ministro, ao mencionar que o governo também investe na nacionalização da Copa com reformas de Centros de Treinamento de Seleções.

Para o prefeito Amarildo Gonçalves, é uma grata satisfação receber o Centro de Iniciação. "São mais de 5,5 mil municípios no Brasil e o nosso foi um dos contemplados. É um motivo de muita alegria", acentuou. "Tenho certeza de que a vida de nossos esportistas e da comunidade em geral irá melhorar muito", concluiu.

Fonte:
Ministério do Esporte



21/10/2013 19:02


Artigos Relacionados


Aberta a seleção de projetos para Centros de Artes e de Esportes Unificados

Centros de Artes e Esportes são apresentados no balanço do PAC

CAS aprova indicação de ex-ministro dos Esportes para Anvisa

Estado libera R$ 7,2 milhões para implantar centros dentários em 200 cidades paulistas

Noventa e uma cidades podem receber recursos para construir Centros de Assistência Social

Ministro dos Esportes falará sobre orçamento na CE