Ministro apresenta balanço do Mais Médicos a deputados



O ministro da Saúde, Arthur Chioro, apresentou nesta quarta-feira (19), em audiência pública na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados, um balanço do Programa Mais Médicos. O ministro atendeu ao convite da Casa para esclarecer dúvidas e debater o funcionamento do Programa, que tem como objetivo suprir a carência de médicos no interior do país, em periferias das grandes cidades e em áreas pobres, além de aprimorar a formação desses profissionais.

Chioro detalhou os eixos e as metas do Programa, apresentou números recentes relativos à atuação dos profissionais em todo o país e detalhou aspectos da cooperação do Ministério da Saúde com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), por meio da qual o Brasil vem recebendo médicos cubanos para suprir as vagas ociosas apontadas pelos municípios.

O ministro explicou aos parlamentares que o Mais Médicos é composto por medidas emergenciais – como a vinda de médicos de outros países para cobrir a demanda de municípios que apresentam déficit de profissionais – e de medidas estruturantes, que terão resultados no longo prazo, como a abertura de mais vagas em cursos de medicina e a expansão da graduação de medicina, obedecendo a critérios de relevância e necessidade social.

“É importante que fique claro que o esforço que o governo federal vem fazendo, junto com estados e municípios, não é só de provimento de médicos, mas sim de fazer as melhorias estruturais que o país precisa”, disse Chioro.

Na audiência, o ministro também apresentou casos em que o Programa vem sendo notadamente bem sucedido. Entre os exemplos, foram citadas as cidades de Cáceres, no Mato Grosso, e Boa Vista, em Roraima, cidades que ampliaram consideravelmente o atendimento à população.

“O município de Cáceres (MT), hoje, passa a contar com 11 médicos do programa e conseguiu pela primeira vez completar uma equipe de saúde da família. Em Boa Vista (RR), temos a capital do estado, hoje, com 54 médicos do programa. Temos o exemplo de Marliéria (MG), no Vale do Aço, onde depois de oito meses sem presença do médico, passou a ter profissionais do Programa”, detalhou.

Atualmente, os 9.501 médicos que integram o programa estão distribuídos em 3.101 cidades e 32 distritos indígenas. Com esse total, o programa atinge quase 33 milhões de brasileiros e contempla mais de 70% da demanda por médicos apontada pelos municípios. Esses profissionais foram selecionados no primeiro, segundo e terceiro ciclos de seleção. Com o quarto ciclo, haverá mais de 13 mil profissionais do Mais Médicos atuando nas Unidades Básicas de Saúde dos municípios que aderiram ao programa – meta estabelecida para até o primeiro trimestre deste ano –, com ampliação do atendimento a 45,6 milhões de brasileiros.

Na audiência, o ministro falou ainda sobre as medidas recentes implementadas para monitorar e aprimorar o Programa, que resultaram na regularização da situação de municípios quanto à oferta de moradia e alimentação.

Fonte: Ministério da Saúde



19/03/2014 20:40


Artigos Relacionados


Secretário apresenta balanço do programa Mais Médicos

Assista ao vivo o balanço de inscrições no Programa Mais Médicos

Ministro da Saúde faz balanço de 2011-2012 e apresenta diretrizes para a pasta

Congresso analisa veto à MP dos Mais Médicos; deputados votam primeiro

Tereza Campello apresenta balanço do Bolsa Família no Bom Dia Ministro desta quinta-feira

Ministro da Saúde fala sobre Mais Médicos e Santas Casas